Protagonismo de Ana Carolina Costa Pereira no campo da educação matemática

Ana Carolina Costa Pereira's leading role in the field of mathematics education

Autores

Resumo

A pesquisa objetivou biografar Ana Carolina Costa Pereira com ênfase no seu envolvimento no campo da educação matemática e na sua atuação docente (2013-2021). Ancora-se teoricamente nos pressupostos da História Cultural para desenvolver uma biografia hermenêutica mediante entrevista livre em história oral desenvolvida com a própria biografada. Os resultados inferem que Ana Carolina é uma mulher que contou com formação privilegiada em instituições de educação básica particulares de Fortaleza-CE, seguida da graduação em Matemática, mestrado, doutorado e pós-doutorado em universidades públicas no campo da educação matemática. A sua prática pedagógica é alicerçada pela relação horizontal com os discentes e no desenvolvimento de aulas interativas e contextualizadas que incentivam à criticidade. Demonstra-se a expertise de uma mulher no campo matemático, historicamente dominado por homens.

Palavras-chave: Biografia; Educação de mulheres; Educação Matemática; Mulher na ciência.

 

 

Abstract

The research aimed to biography Ana Carolina Costa Pereira, with emphasis on her involvement in the field of mathematics education and her teaching activities (2013-2021). It is theoretically anchored in the assumptions of Cultural History to develop a hermeneutic biography through a free interview in oral history developed with the biographer herself. The results infer that Ana Carolina is a woman who had a privileged background in private basic education institutions in Fortaleza-CE, followed by a degree in Mathematics, masters, doctorate and post-doctorate in public universities in the field of mathematics education. Its pedagogical practice is based on the horizontal relationship with students and on the development of interactive and contextualized classes that encourage critical thinking. A woman's expertise in the field of mathematics, historically dominated by men, is demonstrated.

Key words: Biography; Education of women; Mathematics Education; Woman in science.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professora Substituta da Secretária de Educação do Município de Fortaleza - Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

E-mail: nogueira.oliveira@aluno.uece.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1542-2452 

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Tem experiência em Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas de juventudes, juventudes, história oral e memória.

E-mail: geniferandrade@yahoo.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8280-3250

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Tem experiência em Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas de juventudes, juventudes, história oral e memória.

E-mail: geniferandrade@yahoo.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8280-3250

Downloads

Publicado

24/12/2021