Mulheres, mães e professoras durante o ensino remoto na pandemia de Covid-19 em Maracanaú-CE

Women, mothers and teachers during remote teaching during the Covid-19 pandemic in Maracanaú-CE

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Professoras

Resumo

Este estudo objetivou compreender as condições de vida e de trabalho das professoras mães do ensino fundamental da rede pública de ensino de Maracanaú, Ceará, durante a pandemia de Covid-19. Com abordagem qualitativa, a pesquisa do tipo estudo de caso múltiplo adotou a metodologia da História Oral Temática. Os resultados demonstraram muita dificuldade para prosseguir com a educação formal durante o isolamento social, porque, além da precariedade do acesso aos recursos tecnológicos e à internet, majorada na família dos alunos, eram necessários conhecimentos específicos para o emprego de metodologias de ensino mediadas por tecnologias digitais para mediar o ensino remoto emergencial ainda desconhecidas para as mães e professoras. Elas ainda tiveram que conciliar o trabalho no ambiente doméstico com a tensão do adoecimento e da morte, e desvalorização profissional docente.

Palavras-chave: Covid-19; Professoras; Trabalho doméstico.

 

Abstract

This study aimed to understand the living and working conditions of primary school mother teachers in the public education network of Maracanaú, Ceará, during the Covid-19 pandemic. With a qualitative approach, the research of the multiple case study type adopted the methodology of thematic Oral History. The results showed that it was very difficult to continue with formal education during social isolation because, in addition to the precarious access to technological resources and the internet, which was greater in the students' families, specific knowledge was needed for the use of teaching methodologies mediated by digital technologies to mediate emergency remote teaching still unknown to mothers and teachers. They still had to reconcile work in the domestic environment with the tension of illness and death, and professional devaluation of teachers.

Keywords: Covid-19; Teachers; Housework.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Vice-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4614894191113114  E-mail: lia_fialho@yahoo.com.br   ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0393-9892

Limária Araújo Mouta, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e licenciada em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalha na Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Participa do Grupo de Estudos em Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6035071300013937 E-mail: limariamouta@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9161-8927

Thalya Rogério de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Estudante e bolsista pela FUNCAP na Universidade Estadual do Ceará. Participa do Grupo de Estudos em Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (PEMO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3621420001920943

E-mail: thalyacarvalho@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0009-0007-8646-3880

Maria Aparecida Alves da Costa, IFCE

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Pós-doutoranda em Educação pelo PPGE/UECE. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisadora no Grupo de Estudos Práticas e Pesquisas Memória o Oralidade (PEMO) da Universidade Estadual do Ceará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3305904539863361

E-mail: mariapedagoga99@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5213-4869

Referências

ALBERTI, V. Histórias dentro da História. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2021. p. 155-202.

ALMEIDA, F. A.; SOUSA, L. D. A nova mulher: uma questão de gênero e empoderamento. In: ALMEIDA, F. A (org.). Desigualdade social e de gênero: desafios, perspectivas, retrocessos e avanços. São Paulo: Científica Digital, 2021. p. 12-23.

BARON, M. V. et al. Influence of Covid-19 on the Socio-Emotional Aspect of School Communities. Medical Research Archives, [S.l.], v. 10, n. 8, 2022.

BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2021.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br. Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 fev. 2020.

DELGADO, L. História oral: memória, tempo, identidades. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CACAU, J. B.; FIALHO, L. M. F. Abandono escolar, pobreza e fome: biografia de um jovem negligenciado. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, p. 1-19, 2020.

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e2602, 2022.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2010). Censo Demográfico – 2010.

https://censo2010.ibge.gov.br/

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

MARQUES, B. Fim da Greve dos Professores Municipais de Maracanaú. Site da Prefeitura de Maracanaú, Maracanaú, 20 mar. 2022a. Disponível em: https://www.maracanau.ce.gov.br/fim-da-greve-dos-professores-municipais-de-maracanau/. Acesso em: 10 jul. 2023.

MARQUES, B. Justiça declara ilegalidade da greve dos professores municipais em Maracanaú. Site da Prefeitura de Maracanaú, Maracanaú, 15 fev. 2022b. Disponível em: https://www.maracanau.ce.gov.br/justica-declara-ilegalidade-da-greve-dos-professores-municipais-em-maracanau/. Acesso em: 10 jul. 2023.

MARQUES, B. Prefeitura recebe representantes dos gestores das Escolas Municipais e anuncia auxílio tecnológico. Site da Prefeitura de Maracanaú, Maracanaú, 21 dez. 2021. Disponível em: https://www.maracanau.ce.gov.br/prefeitura-recebe-representantes-dos-gestores-das-escolas-municipais-e-anuncia-auxilio-tecnologico/#:~:text=Foi anunciado o projeto de,00 (Dois mil reais). Acesso em: 10 jul. 2023.

MELO, H. P.; THOMÉ, D. Mulheres e poder: histórias, ideias e indicadores. Rio de Janeiro: FVG, 2018.

NEVES, V. N. S.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, p. 1-18, 2021.

NEVES, V. N. S.; MACHADO, C. J. S.; FIALHO, L. M. F. Competencias digitales docentes para la educación a distancia en tiempos de aislamiento social derivado de la Covid-19. Hachetetepé: Revista Científica de Educación y Comunicación, Cádiz, n. 24, p. 1-16, 2022.

PEREIRA, F. Professores de Maracanaú deflagram greve em meio a protestos por reajuste de 33,24%. O Povo, Fortaleza, 20 fev. 2022. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2022/02/10/professores-de-maracanau-deflagram-greve-em-meio-a-protestos-por-reajuste-de-3324.html. Acesso em: 10 jul. 2023.

SANTOS, J. C.; OLIVEIRA, L. A. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, e5412, 2021.

STASCXAK, F. M. et al. O ensino remoto na pandemia de Covid-19 na percepção de professoras do ensino médio. In: MOURA, A. A.; MENDES, M. C. F. (org.). Educação e interdisciplinaridade: teoria e prática. Ponta Grossa: Atena, 2021. p. 203-213.

UNESCO. Monitoramento mundial do fechamento de escolas devido à Covid-19. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3IsHkmD. Acesso em: 10 jul. 2023.

Downloads

Publicado

29/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 70
  • pdf downloads: 47

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; MOUTA, L. A.; CARVALHO, T. R. de; ALVES DA COSTA, M. A. Mulheres, mães e professoras durante o ensino remoto na pandemia de Covid-19 em Maracanaú-CE: Women, mothers and teachers during remote teaching during the Covid-19 pandemic in Maracanaú-CE. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7485. Acesso em: 7 maio. 2024.