Educação escolar indígena potiguara: práticas pedagógicas de docentes para a visibilidade da identidade e saberes ancestrais

Potiguara indigenous school education: pedagogical practices of teachers for the visibility of ancestral identity and knowledge

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena

Resumo

A educação escolar indígena apresenta inúmeros desafios, além de um percurso histórico de luta e resistência dos seus direitos e visibilidade em um contexto de marginalização. Seguindo tal direção, este artigo objetiva analisar as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes das disciplinas específicas Potiguara (Etno história, Arte e cultura e Tupi) do Ensino Médio, bem como os materiais curriculares e didáticos, identificando a presença dos saberes ancestrais e a visibilidade da identidade indígena na escola Índio Pedro Máximo de Lima, localizada na aldeia Três Rios (Marcação/Paraíba). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando o método do estudo de caso. Para a coleta de dados, é utilizada a pesquisa documental, com procedimentos da análise de conteúdo do tipo categorial.

Palavras-chave:  Educação Escolar Indígena; Saberes Ancestrais Potiguara; Identidade Potiguara.

 

Abstract

Indigenous school education faces numerous challenges, in addition to a historical journey marked by struggles for rights and visibility within a context of marginalization. This research investigates the pedagogical practices implemented by teachers of Potiguara-specific subjects (Ethnohistory, Art and Culture, and Tupi) in high school, as well as the curricular and instructional materials used. It aims to identify the integration of ancestral knowledge and the visibility of Indigenous identity at Pedro Máximo de Lima Indigenous School, located in the village of Três Rios (Marcação/Paraíba). This study adopts a qualitative approach, using a case study method. Data collection is conducted through document analysis, with procedures based on categorical content analysis.

Keywords: Indigenous School Education; Potiguara Ancestral Knowledge; Potiguara Identity.

 

 

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Biografia do Autor

Larissa Gorgonho Soares da Silva Verissimo, UFPB

Mulher indígena Potiguara, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Professora de Língua Portuguesa do Governo do Estado da Paraíba da Educação Escolar Indígena Potiguara. E-mail: larissagorgonho@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3176-9210

 

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Titular do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994), licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - São Paulo) (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - Cuiabá, 2011). Email: chicopegado@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7217-4849

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Publicado

25/12/2024
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Como Citar

GORGONHO SOARES DA SILVA VERISSIMO, L.; JOSÉ PEGADO ABÍLIO, F. Educação escolar indígena potiguara: práticas pedagógicas de docentes para a visibilidade da identidade e saberes ancestrais: Potiguara indigenous school education: pedagogical practices of teachers for the visibility of ancestral identity and knowledge. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9819. Acesso em: 21 jan. 2025.

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