A Educação do Campo na UFRB: apontamentos sobre uma caminhada (2008-2024)

Rural Education at UFRB: notes on a walk (2008-2024)

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo; Educação Superior; UFRB.

Resumo

O artigo objetiva descrever e analisar o percurso histórico de construção da Educação do Campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).  Assim, apresenta um panorama da Educação do Campo na instituição, que tem se destacado pela realização de inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão e pela oferta progressiva, desde 2011, de 14 (quatorze) cursos de graduação e pós-graduação na área. Metodologicamente, adota uma abordagem qualitativa e utiliza-se da análise de documentos dos cursos, dados estatísticos, bem como a vivência do(a) autor(a) no desenvolvimento de muitas das ações realizadas. A análise dos dados aponta para um significativo esforço institucional para desenvolver a Educação do Campo na UFRB, indica que tais ações têm contribuído para oportunizar aos camponeses o acesso à Educação Superior gratuita e evidencia a importância de programas como o Procampo e Pronera.

Palavras-chave: Educação do Campo; Educação Superior; UFRB.

 

 

 

Abstract: The article aims to describe and analyze the historical trajectory of the construction of Field Education at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). It presents an overview of Field Education at the institution, which has stood out for carrying out numerous teaching, research, and extension actions and for the progressive offering, since 2011, of fourteen (14) undergraduate and graduate courses in the area. Methodologically, it adopts a qualitative approach and uses the analysis of course documents, statistical data, as well as the experience of the author(s) in the development of many of the actions carried out. The data analysis points to a significant institutional effort to develop Field Education at UFRB, indicates that such actions have contributed to providing peasants with access to free Higher Education, and highlights the importance of programs such as Procampo and Pronera.

Keywords: Rural Education; Higher Education; UFRB.

 

 

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Biografia do Autor

Fábio Josué Souza dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor, Vice-reitor e ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação do Campo – PPGEDUCAMPO/UFRB.

E-mail: fabiosantos@ufrb.edu.br.

Orcid iD: https://orcid.org/0009-0009-9919-3781.

Terciana Vidal Moura, UFRB

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação do Campo – PPGEDUCAMPO/UFRB.

E-mail: tercianavidal@ufrb.edu.br.

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3772-7724.

 

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Publicado

22/12/2024
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Como Citar

SOUZA DOS SANTOS, F. J.; VIDAL MOURA, T. A Educação do Campo na UFRB: apontamentos sobre uma caminhada (2008-2024): Rural Education at UFRB: notes on a walk (2008-2024). Revista Cocar, [S. l.], n. 33, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9809. Acesso em: 25 dez. 2024.