Variação de elementos da textualidade em conclusões elaboradas no ensino de matemática por atividades experimentais
Variation of textuality elements in conclusions elaborated in mathematics teaching through experimental activities
Palavras-chave:
Palavras-chave: Atividades experimentais; Elementos de textualidade; Produção escrita em matemática.Resumo
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as modificações na elaboração das conclusões dos alunos, por meio da coleta e análise minuciosa de dados, considerando critérios específicos de textualidade na escrita durante o ensino de matemática através de atividades experimentais. Os dados foram coletados a partir de uma sequência de atividades de matemática realizadas com 30 alunos do sexto ano de uma escola na região amazônica. Os alunos foram solicitados a completar exercícios relacionados a conceitos matemáticos, e suas respostas foram registradas como conclusões. A análise baseou-se em 10 elementos de textualidade identificados nas produções dos alunos ao final de cada atividade. Os resultados indicam que as atividades experimentais que exigem produções escritas tiveram um impacto positivo, à medida que os alunos se envolveram ativamente na elaboração de conclusões. Paralelamente, observou-se uma melhoria significativa no conhecimento matemático dos alunos. Esses avanços foram evidentes ao longo do processo, com diferenças notáveis entre as conclusões da primeira e da quarta atividade, tanto em termos de nível de compreensão matemática quanto na validade das conclusões.
Palavras-chave: Atividades experimentais; Elementos de textualidade; Produção escrita em matemática.
Abstract
This study presents the results of research aimed at analyzing the changes in students’ conclusion writing through the meticulous collection and analysis of data, considering specific criteria of textuality in writing during mathematics teaching through experimental activities. Data were collected from experimental mathematics activities conducted with 30 sixth-grade students from a school in the Amazon region. The students were asked to complete exercises related to mathematical concepts, and their responses were recorded as conclusions. The analysis was based on 10 elements of textuality identified in the students’ productions at the end of each activity. The results indicate that experimental activities requiring written productions had a positive impact, as students actively engaged in drawing conclusions. Additionally, there was a significant improvement in students’ mathematical knowledge. These advances were evident throughout the process, with notable differences between the conclusions of the first and fourth activities, both in terms of the level of mathematical understanding and the validity of the conclusions.
Keywords: Experimental activities; Elements of textuality; Written production in mathematics
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