Variação de elementos da textualidade em conclusões elaboradas no ensino de matemática por atividades experimentais

Variation of textuality elements in conclusions elaborated in mathematics teaching through experimental activities

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Atividades experimentais; Elementos de textualidade; Produção escrita em matemática.

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as modificações na elaboração das conclusões dos alunos, por meio da coleta e análise minuciosa de dados, considerando critérios específicos de textualidade na escrita durante o ensino de matemática através de atividades experimentais. Os dados foram coletados a partir de uma sequência de atividades de matemática realizadas com 30 alunos do sexto ano de uma escola na região amazônica. Os alunos foram solicitados a completar exercícios relacionados a conceitos matemáticos, e suas respostas foram registradas como conclusões. A análise baseou-se em 10 elementos de textualidade identificados nas produções dos alunos ao final de cada atividade. Os resultados indicam que as atividades experimentais que exigem produções escritas tiveram um impacto positivo, à medida que os alunos se envolveram ativamente na elaboração de conclusões. Paralelamente, observou-se uma melhoria significativa no conhecimento matemático dos alunos. Esses avanços foram evidentes ao longo do processo, com diferenças notáveis entre as conclusões da primeira e da quarta atividade, tanto em termos de nível de compreensão matemática quanto na validade das conclusões.

Palavras-chave: Atividades experimentais; Elementos de textualidade; Produção escrita em matemática.

 

Abstract

This study presents the results of research aimed at analyzing the changes in students’ conclusion writing through the meticulous collection and analysis of data, considering specific criteria of textuality in writing during mathematics teaching through experimental activities. Data were collected from experimental mathematics activities conducted with 30 sixth-grade students from a school in the Amazon region. The students were asked to complete exercises related to mathematical concepts, and their responses were recorded as conclusions. The analysis was based on 10 elements of textuality identified in the students’ productions at the end of each activity. The results indicate that experimental activities requiring written productions had a positive impact, as students actively engaged in drawing conclusions. Additionally, there was a significant improvement in students’ mathematical knowledge. These advances were evident throughout the process, with notable differences between the conclusions of the first and fourth activities, both in terms of the level of mathematical understanding and the validity of the conclusions.

Keywords: Experimental activities; Elements of textuality; Written production in mathematics

 

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Biografia do Autor

Dejaci Soares da Silva, UEPA

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Adelina Moura - FAADEMA, Mestra em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Atua a mais de 24 anos no Ensino Fundamental ll, da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

E-mail: deja20@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8791-0970

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação. Universidade do Estado do Pará. Possui Licenciatura Plena em Matemática, especialização em ensino de ciências, especialização em Matemática e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará fez doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, onde   atua   nos   cursos   de   Licenciatura   em   Matemática, Especialização   em Educação Matemática, Mestrado Acadêmico em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa em Cognição e Educação Matemática. Atua como docente no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC desde sua criação.

E-mail: pedro.sa@uepa.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8986-2787

Fábio José da Costa Alves, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em matemática, engenharia civil. Mestrado e doutorado em Geofísica. Professor adjunto IV da universidade do Estado do Pará. Atuou como vice coordenador do programa de pós-graduação em ensino de matemática/UEPA de junho de 2017 a junho de 2019. Foi coordenador do programa de Pós-graduação em Ensino de matemática /UEPA de 2019 a 2023. Docente do Mestrado em Educação/UEPA. Docente do Mestrado em Ensino de Matemática/UEPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias – GPEMT.

E-mail: fjca@uepa.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-64588702licaç

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Publicado

25/12/2024
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Como Citar

SOARES DA SILVA, D.; FRANCO DE SÁ, P.; DA COSTA ALVES, F. J. Variação de elementos da textualidade em conclusões elaboradas no ensino de matemática por atividades experimentais : Variation of textuality elements in conclusions elaborated in mathematics teaching through experimental activities. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9802. Acesso em: 21 jan. 2025.