Problemas do campo conceitual aditivo em livros do 6º ano do ensino fundamental

Problems of the additive conceptual field in 6th year elementary school’s books

Autores

Palavras-chave:

Problemas aditivos em livros didáticos, Problemas aditivos aritméticos, Problemas algébricos aditivos.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como ocorre a distribuição dos problemas do campo conceitual aditivo envolvendo uma operação com números naturais em livros didáticos de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. A amostra foi composta de dez livros de matemática do 6º ano de 2018. A análise teve como referência os tipos de problemas do campo conceitual aditivo e uma classificação de problemas aritméticos e algébricos. Os resultados indicam que os problemas com uma operação aditiva não há uma heterogeneidade no que diz respeito à quantidade de questões nos livros analisados, predominância dos problemas do tipo combinação em relação às questões do tipo transformação e comparação, sendo a maior quantidade de problemas do tipo aritmético. Os achados são semelhantes aos de pesquisas realizadas em coleções de anos anteriores do PNLD.

Palavras-chave: Problemas aditivos em livros didáticos; Problemas aditivos aritméticos; Problemas algébricos aditivos.

 

Abstract

The article presents the results of a study whose objective was to analyze the distribution of problems in the additive conceptual field involving operations with natural numbers in Mathematics textbooks for the 6th grade of Elementary School. The sample consisted of ten 6th-grade mathematics textbooks from 2018. The analysis had as reference the types of problems in the additive conceptual field, as well as a classification between arithmetic and algebraic problems. The results indicate that there is no heterogeneity in the problems involving additive operations regarding the quantity of questions in the analyzed books. There was a predominance of combination-type problems compared to transformation and comparison-type questions, with most problems falling into the arithmetic category. These findings resemble the results of research conducted on collections from previous years of the National Textbook Program (PNLD).

Keywords: Additive conceptual field in textbooks; Arithmetic additive problems; Additive algebraic problems.

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Biografia do Autor

Dejaci Soares da Silva , UEPA

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Adelina Moura - FAADEMA, Mestranda em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Atua a mais de 23 anos no Ensino Fundamental ll, da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

E-mail: deja20@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8791-0970

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará – UEPA

Doutor em Educação. Universidade do Estado do Pará. Possui Licenciatura Plena em Matemática, especialização em ensino de ciências, especialização em Matemática e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará fez doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, onde   atua   nos   cursos   de   Licenciatura   em   Matemática, Especialização   em Educação Matemática, Mestrado Acadêmico em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e líder do Grupo de Pesquisa em Cognição e Educação Matemática. Também atua como docente no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC desde sua criação.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas:  ensino de matemática por atividades, resolução de problemas e uso de novas tecnologias em   sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

E-mail: pedro.sa@uepa.br      Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8986-2787

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19/12/2023
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Como Citar

SOARES DA SILVA , D.; FRANCO DE SÁ, P. Problemas do campo conceitual aditivo em livros do 6º ano do ensino fundamental: Problems of the additive conceptual field in 6th year elementary school’s books. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7418. Acesso em: 2 maio. 2024.

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