O ensino de matemática por atividades experimentais na educação matemática

The teaching of mathematics through experimental activities in mathematics education

Autores

  • Pedro Franco de Sá UEPA
  • José Ricardo Souza e Mafra UFOPA
  • John Andew Fossa UEPB

Resumo

O artigo fornece indicadores envolvendo aspectos teóricos e instrumentais para uma discussão efetiva envolvendo o ensino de matemática via atividades experimentais. Mais especificamente, mostra como o Ensino por Atividades Experimentais pode ser pensado como uma abordagem potencial para os encaminhamentos relacionais, no intuito de propiciar percepções e validações de situações matemáticas, voltadas para o ensino de conceitos, estruturas e padrões de relações matemáticas. Estas situações – através da formulação de atividades diversificadas – são eficazes para as aprendizagens dos estudantes, pois objetivam suas respectivas produções de conhecimento. Apresenta um indicador de planejamento inicial, organização e desenvolvimento das fases possíveis de atividades experimentais para uma aula de matemática, através de exemplos possíveis, projetando possibilidades e potencialidades para a educação matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino de Matemática; Atividades Experimentais.

 

Abstract

The article provides indicators involving theoretical and instrumental aspects for an effective discussion involving the teaching of mathematics via experimental activities. More specifically, it shows how Teaching through Experimental Activities can be thought of as a potential approach for relational directives, seeking to provide insights and validations of mathematical situations, aimed at teaching concepts, structures and patterns of mathematical relationships. These situations – through the formulation of diversified activities – are effective for students' learning, since they ground the students’ production of knowledge. It presents a model of initial planning, organization and development of possible phases of experimental activities for a math class, via possible examples, projecting possibilities and potentialities for mathematics education.

 

Keywords: Mathematics Education, Mathematics Teaching. Experimental Activities.

Biografia do Autor

Pedro Franco de Sá, UEPA

Doutor em Educação pela UFRN , docente do ppged e ppgem da UEPA e da REAMEC. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8986-2787 Email: pedro.sa@uepa.br 

 

José Ricardo Souza e Mafra , UFOPA

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – Doutorado em Rede – PGEDA/UFPA. Também é docente permanente do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) – Associação em Rede – intituladaRede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Líder do Grupo de estudos e pesquisas em educação matemática e interdisciplinaridade na Amazônia. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-36298959.  E-mail: jose.mafra@ufopa.edu.br

John Andew Fossa , UEPB

Doutor em Educação Matemática pela Texas A & M University. Aposentado do Departamento de Matemática da UFRN, Natal, é atualmente Professor Visitante do PPGECEM da UEPB, Campina Grande. É pesquisador nas áreas da História e Filosofia da Matemática e Educação Matemática.

https://orcid.org/0000-0002-7957-6656 Email:  jfossa03@gmail.com 

Downloads

Publicado

30/07/2022