Engenharia Didática: overview

Didactic Engineering: overview

Autores

Palavras-chave:

Engenharia Didática; Idoneidade Didática; Reprodutibilidade.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral de algumas propostas de Engenharia Didática (ED) e a discussão acerca destas, segundo pesquisadores da educação matemática, a fim de responder à seguinte questão: Quais as principais características de algumas propostas de ED e de que forma estão sendo discutidas por pesquisadores da área de matemática? Assim, são apresentadas a ED de 1ª e 2ª geração, motivações, objetivos, características e opiniões. A ED com enfoque Ontossemiótico, também, é apresentada e destaca o uso dos critérios de idoneidade didática, em especial, nas fases de Avaliação e de Análise retrospectiva. Por fim, uma discussão sobre ED e reprodutibilidade é apresentada. Como conclusão, pode-se considerar que não há consenso entre os autores em relação às ED; no entanto, as diferentes vertentes são importantes para reflexão sobre as articulações e adaptações necessárias, para a criação de um design único e compartilhado, bem como, a atenção dos pesquisadores à exposição de condições experimentais que garantam a reprodutibilidade.     

Palavras-chave: Metodologia de Pesquisa; Idoneidade Didática; Reprodutibilidade.

 

Abstract

This article aims to present an overview of some Didactic Engineering (DE) proposals and the discussion about them according to mathematics education researchers, to answer the following question: What are the main characteristics of some DE proposals and how are they being discussed by researchers in the area of ​​mathematics? Thus, the 1st and 2nd generation DE, motivations, objectives, characteristics, and opinions are presented. The DE with an Ontosemiotic approach is also presented and highlights the use of didactic suitability criteria, especially in the Evaluation and Retrospective Analysis phases. Finally, a discussion on ED and reproducibility is presented. As a conclusion, it can be considered that there is no consensus among authors regarding DE; however, the different aspects are important for reflection on the articulations and adaptations necessary for the creation of a unique and shared design, as well as the attention of researchers to exposure of experimental conditions that guarantee reproducibility.

Keywords: Research Metodology; Didactic Suitability; Reproducibility.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Florêncio Rocha Kasahara, IFPA

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações, especialização em Docência e Mestrado em Engenharia Elétrica. Atualmente, é docente do IFPA e doutoranda do programa em Educação da UEPA. E-mail: rita.rocha@ifpa.edu.br. ORCID: 0000-0003-1017-8550

Pedro Franco de Sá, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela UFPA (1988), mestrado em Matemática pela UFPA (1996) e doutorado em Educação pela UFRN (2003). Atualmente, é professor Titular de Educação Matemática da UEPA. desde 2013.  E-mail: pedro.sa@uepa.br – ORCID: 0000-0002-8986-2787.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. 1 ed. atual. Curitiba: Editora UFPR, 2007.

ALMOULOUD, Saddo Ag. A Engenharia Didática de Segunda Geração. [Entrevista concedida a] Ana Paula Velho e Larissa Santos. Jornal da UEM, ed. 2011, 2011.

ALMOULOUD, Saddo Ag; COUTINHO, Cidela de Q. e S. Engenharia didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPED. Revemat, Florianópolis, v. 3, n. 6, p. 62-77, 2008.

ALMOULOUD, Saddo Ag; SILVA, Maria J. F. da. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revemat, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 22-52, 2012.

ALVES, Franciso R. V. Engenhaira didática: implicações para a pesquisa no âmbito do ensino em Análise Complexa – AC. Ciência e Natureza, Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 694-715, 2016.

ARTIGUE, Michèle. Contribution à l’étude de la reproductibilité des sistuations didactiques: diver travaux de mathématiques et de didactiqeu des mathemátiques. Tese (Doutorado em Didática da Matemática), Universidade Paris VII, França, 1984.

ARTIGUE, Michèle. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Genebra, v. 9, n. 3, p. 281-308, 1988.

ARTIGUE, Michèle. Ingeniería didáctica. In: Artigue, Michèle; DOUADY, Régine; Moreno, Luis; PEDRO, Gomes (Editor). Ingeniería Didáctiva em Educación Matemática: um esquema para la investigación u la innovación em la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamérica, 1995.E-book. cap. 4, p. 33-60.

ARTIGUE, Michèle. Didactical design in Mathematics education. In: Nordic Research in Mathematics Education; NORMA08, 2008, Copenhagen. Anais [...], Copenhagen, 2008.

ARTIGUE, Michèle. L’ ingenierie didactique: un essai de synthése. Recherches em Didactique des Mathemátiques, Genebra, v. 1, p. 225-237, 2009.

ARTIGUE, Michèle. Perspectives on design research: the case of didactical engineering. Springer, p.467-496, 2015.

ARTIGUE, Michèle. Curso EAE: Aula 1 – Design em Didática. [São Paulo], 2018. Aula. Disponível em: https://youtu.be/Mu2zw0uKJkc. Acesso em: 10/02/2022.

BROUSSEAU, Guy. Théorisation des phénoménes d’enseignement des mathemátiques. Tese (Doutorado em Estado de Ciências), Universidade de Bordeaux I, França, Paris, 1986.

CARNEIRO, Vera C. G. Engenharia didática: um referencial para ação

investigativa e para formação de professores de Matemática. Zetetike, Campinas-

UNICAMP, v. 13, n. 23, p. 85-118, 2005.

CARVALHO, José I. F. de. Um estudo sobre os conhecimentos didáticos-matemáticos de probabilidade com professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação Matemática). 2017. Universidade de Anhanguera, São Paulo, 2017, 344 f.

CHEVALLARD, Yves. Sur l’ingénierie didactique. II Escola de Verão em Didática das Matemáticas. Orleans, Julie, 1982.

CHEVALLARD, Yves. La notion d’in´génierie didactique, un concept à refonder: questionnement et elementos de réponses à partir de la TAD. Recherches em Didactique des Mathemátiques, Genebra, v. 1, p. 81-1008, 2009.

CIDRÃO, Georgyana G.; ALVES, Francisco R. V. O percurso investigativo acerca da Engenharia Didática de desenvolvimento no cenário educacional brasileiro. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, ano XVI, n. 60, p. 57-75, 2020.

COBB, Paul; GRAVEMEIJER, Koeno. Experimenting to support and understand learning processes. In: KELLY, Anthony E; LESH, Richard A.; BAEK, John Y. Handbook of design research methods in education: innovations in Science, technology, engineering, and mathematics learning and teachin. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2008, cap. 4, p. 68-95.

DOUDAY, Règine. Nacimiento y desarrollo de la didáctica de las matemáticas en Francia. In: Artigue, M; Douady, R. e Gómez, M. L, Ingeniería Didáctica en educación, p. 1–7, 1995.

GODINO, Juan D. Origen y aportaciones de la perspectiva ontosemiótica de investigación en didáctica de la matemática. In: XVI Simposio de la SEIEM, Baeza, Espanha, p. 20-22, 2012. Anais [...], Baeza, Espanha, 2012.

GODINO, Juan D. De la ingeniería a la idoneidad didáctica en educácion matemática. REVEMOP. v. 3, p. 1-26, Ouro Preto, Brasil, 2021.

GODINO, Juan D.; BATANERO, Carmem; CONTRERAS, Ángel; ESTEPA, Antonio; LACASTA, Eduardo; WILHELMI, Miguel R. Didactic Engineering as design-based research in mathematics education. In: Conference: Eighth Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 8, WG 16), 2013.

GODINO, Juan D.; RIVAS, Hernán; ARTEAGA, Pedro; LASA, Aitsol; WILHELMI, Miguel R. Ingeniería Didáctica basada en el enfoque ontológico – semiótico del conocimiento y de la instrucción matemáticos. Recherches des Mathèmatiques, n. 34, 2014.

GODINO, Juan D.; BATANERO, Carmem; CAÑADAS, Gustavo R.; CONTRERAS, José M. Articulacíón de la Indagación y transmisión de conocimientos en la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. In: Congreso Internacional Didáctica de la Matemática: Una mirada, p. 249-269, 2015, Bogotá, Colômbia. Anais [...], Bogotá, Colômbia, 2015.

LOPES, Thiago B.; PALMA, Rute C. D. da; SÁ, Pedro F. de. Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016). Educação matemática pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 159-181, 2018.

MAFRA, José R. e S.; SÁ, Pedro F. de. Abordagens na pesquisa em Educação Matemática: algumas reflexões e perspectivas epistemológicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-21, jan/dez 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13465

PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne. L’ingénierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement. Développement des ressources et formação des enseignants. Recherches em Didactique des Mathématiques, Genebra, v. 1, p. 57-78, 2009.

PERRIN-GLORIAN, Marrie-Jeanne; BELLEMAIN, Paulo M. B. L’ingenierie didactique entre recherche et resource pour l’enseigment et la formation des maitres. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 9, p. 45-82, 2019.

SÁ, Pedro F. de; ALVES, Fábio J. da C. A pesquisa em Educação Matemática e os fenômenos da sala de aula. In: NASCIMENTO, Aristonildo C. A;MOURÂO, Arminda R. B. (orgs). Educação, Culturas e diversidades. Manaus: EDUA, 2011, v. 2, p. 355-374.

Downloads

Publicado

09/11/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 242
  • pdf downloads: 72

Como Citar

FLORÊNCIO ROCHA KASAHARA, R. de C.; FRANCO DE SÁ, P. Engenharia Didática: overview : Didactic Engineering: overview. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7542. Acesso em: 2 maio. 2024.