FORECAT: Expressão de territorialização do Movimento Paraense de Educação do Campo, das Águas e das Florestas na Região Tocantina
FORECAT: Expression of territorialization of the Rural, Water and Forest Education Pará Movement in the Tocantina Region
Palavras-chave:
Movimentos Sociais; Educação do Campo; Políticas EducacionaisResumo
O artigo analisa o Movimento de Educação do Campo protagonizado por meio do Fórum Paraense de Educação do Campo, em nível de Estado do Pará; e do Fórum de Educação do Campo da Região Tocantina II (FORECAT), envolvendo os municípios da Região Tocantina, buscando compreender sua trajetória histórica, o contexto de atuação e sua práxis na Região. Por meio de um estudo bibliográfico, documental e de campo, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando contextualizar o Movimento de Educação do Campo em nível nacional, e em nível de Estado, com a liderança do Fórum Paraense de Educação do campo. Os resultados centram no importante papel do FORECAT em suas relações com as Secretarias de Educação Municipais, com os movimentos sociais do campo, e com o Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) no que se refere à formulação e implementação de políticas públicas que afirmem o Direito à Educação dos povos tradicionais e camponeses nos territórios da Região Tocantina.
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Educação do Campo; Políticas Educacionais.
Abstract
This article analyzes the Rural Education Movement led by the Paraense Forum of Rural Education (FPEC), at the state level of Pará; and the Tocantina Region Rural Education Forum II (FORECAT), involving municipalities in the Tocantina Region, seeking to understand its historical trajectory, the context of its activities and its praxis in the Region. Through a bibliographic, documentary and field study, a qualitative approach was conducted, seeking to contextualize the Rural Education Movement at the national level, and at the state level, with the leadership of the Paraense Rural Education Forum. The results focus on the important role of FORECAT in its relations with the Municipal Education Departments, with rural social movements, and with the Paraense Forum of Rural Education with regard to the formulation and implementation of public policies that affirm the Right to Education of traditional peoples and peasants in the territories of the Tocantina Region.
Keywords: Social Movements; Rural Education; Educational Policies.
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Entrevistas:
CARDOSO, Maria Bárbara da Costa. Entrevista a Rosenildo Pereira. Abaetetuba, [junho. 2024]. 1 arq. mp3 (30min).
NASCIMENTO, Afonso Wellington de Sousa. Entrevista a Rosenildo Pereira. Abaetetuba, [junho. 2024]. 1 arq. mp3 (1 h).
SANTOS, Manoel Libório Ferreira dos. Entrevista a Eliana Pojo. Abaetetuba, [maio. 2024]. 1 arq. mp3 (1 h).
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