A práxis dos egressos da LEDOC/UFPI/CPCE e as contribuições para o avanço da agroecologia nos territórios camponeses

The praxis of LEDOC/UFPI/CPCE graduates and contributions to the advancement of agroecology in peasant territories

Autores

Palavras-chave:

Práxis; Egressos; LEdoC.

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa “Educação do Campo, agroecologia e o modo de vida camponês: uma análise sobre a práxis dos egressos da LEDOC/UFPI/CPCE”. Analisamos as lutas dos egressos no sul do Piauí para resistirem ao avanço do agronegócio e conseguirem manter seus modos de vida. Salientamos o papel dos movimentos sociais camponeses na criação de políticas públicas que deram suporte à práxis dos egressos, disponibilizando à classe trabalhadora o direito à educação em seus locais de vida e trabalho. Os procedimentos metodológicos foram sustentados pelas categorias do Materialismo Histórico-dialético. A pesquisa nos mostrou que a matriz formativa da LEdoC/CPCE combina elementos da arte e da agroecologia alicerçados na epistemologia da práxis, que torna a extensão um espaço potencializador para a produção do vínculo dos egressos com as comunidades camponesas do sul do Piauí.

Palavras-chave: Práxis; Egressos; LEdoC.

Abstract

The article presents the results of the research “Education in Rural areas, agroecology and the peasant way of living: an analysis of the praxis of graduates from the Education in Rural Areas Degree Course at the Federal University of Piaui, Professora Cinobelina Elvas Campus (LEDOC/UFPI/CPCE)”. We analyzed the struggles of graduates in the south of Piauí to resist the advancement of agribusiness and maintain their ways of living. We highlight the role of peasant social movements in creating public policies that supported the praxis of graduates who provide the working class with the right to education in their places of living and work. The methodological procedures were supported by the categories of Historical-dialectical Materialism. The research showed us that the training matrix of LEdoC/CPCE combines elements of art and agroecology based on the epistemology of praxis, which makes the extension a space that enhances the production of bonds between graduates and peasant communities in the south of Piauí.

Keywords: Praxis; Graduates; Education in Rural Areas Degree Course.

 

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Biografia do Autor

Mônica Castagna Molina, Universidade de Brasília

Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Associada da Universidade de Brasília ‒ UnB no Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. E-mail: mcastagnamolina@gmail.com   

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9901-9526  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4988311066895705

Railson Borges Lima, Universidade de Brasília

Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília ‒ UnB. Licenciado em Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Piauí ‒ UFPI. Professor temporário de Sociologia da Secretária de Educação do Distrito Federal.E-mail : railsonborges162016@gmail.com 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6785-0435   Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8790973915457028

 

 

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Publicado

22/12/2024
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Como Citar

CASTAGNA MOLINA, M.; BORGES LIMA, R. A práxis dos egressos da LEDOC/UFPI/CPCE e as contribuições para o avanço da agroecologia nos territórios camponeses: The praxis of LEDOC/UFPI/CPCE graduates and contributions to the advancement of agroecology in peasant territories. Revista Cocar, [S. l.], n. 33, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9766. Acesso em: 25 dez. 2024.