Offline’s: Exclusão digital e o ensino superior privado em tempos de pandemia de COVID-19

Offline’s: Digital exclusion and private higher education in times of the COVID-19 pandemic

Autores

Palavras-chave:

Universidades Particulares, Pandemia, Violência Sistêmica

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que objetivou analisar de que forma as dificuldades de inserção no mundo digital influenciaram a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos discentes de universidades particulares, revelando uma verdadeira violência sistêmica inerente à exclusão digital. Para isso, tomou-se como base a realidade de uma universidade particular da Região Metropolitana de Belém, ao longo do ano de 2020, em uma análise de dados secundários, com uma abordagem qualitativa orientada pelos métodos hermenêutico-dialético e indutivo. Como resultados, constatou-se a existência de déficit relativos à qualidade do acesso à internet, especialmente para um grupo de 1%, que não tinha qualquer forma de acesso à rede, e para outros 5%, que não tinham aparelhos apropriados. Entre os que não relataram problemas de acesso, no entanto, 55% dos sujeitos da pesquisa apresentaram dificuldades quanto à metodologia adotada pela instituição, ao longo do período pandêmico. Diante disso, observou-se que as mudanças motivadas pela pandemia, acompanhadas por insensibilidades às novas metodologias e à adoção de práticas pedagógicas, não compatíveis com a realidade dos discentes, alijaram-nos, na prática, de um processo de ensino-aprendizagem ativo, resultando em um contexto de violências sistêmicas.

Palavras-Chave: Universidades Particulares; Pandemia; Violência Sistêmica.

 

Abstract

This work presents the results of a study that aimed to analyze how the difficulties of insertion in the digital world influenced the quality of the teaching-learning process of students at private universities, revealing a true systemic violence inherent in digital exclusion. To achieve this, the reality of a private university in the Metropolitan Region of Belém was taken as a basis, during 2020, in an analysis of secondary data, with a qualitative approach guided by hermeneutic-dialectic and inductive methods. Asresults, it was found that there was a deficit in the quality of internet access, especially for a group of 1%, who did not have any form of access to the network, and for another 5% who did not have appropriate devices. Among those who did not report access problems, however, 55% of the research subjects had difficulties regarding the methodology adopted by the institution throughout the pandemic period. Thus, it was observed that the changes prompted by the pandemic, accompanied by insensitivity toward to new methodologies and the adoption of pedagogical practices, incompatible with the reality of the students, cast us off, in practice, from an active teaching-learning process, resulting in a context of systemic violence.

Keywords: Private Universities; Pandemic; Systemic Violence.

 

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Biografia do Autor

Roberto Magno Reis Netto, u

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará – PPGEO/UFPA. Pós-Doutorando em Geografia pela UEPA/PA. Mestre em Segurança Pública. Professor (Instituto de Ensino em Segurança Pública do Pará – IESP, e da Escola de Governança de Ananindeua), Pesquisador (Érgane – Pesquisadores da Amazônia; Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime LAB-GEOVCRIM/UEPA; Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Violência na Amazônia – NEPEVA/UEPA; e Grupo de Pesquisas Judiciárias do Tribunal de Justiça do Estado do Pará – GPJ/TJPA). Oficial de Justiça Avaliador do TJPA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5076-6149  Email: bob_reis_ufpa@yahoo.com.br.

 

Wando Dias Miranda, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Doutor em Ciências (2018) pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA/UFPA. Professor da universidade do Estado do Pará. Pesquisador dos grupos de pesquisa: Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia OBED/NAEA/UFPA; Projeto Metrópole UFPA e Érgane Pesquisadores da Amazônia. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1630-6736. Email: wandomiranda@outlook.com

 

Clay Anderson Chagas, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Reitor da Universidade do Estado do Pará. Professor da Universidade do Estado do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará. Professor Colaborador no Instituto de Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Estado Pará. Sócio da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa. Membro do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Líder do Laboratório de Pesquisa e Análise em Geografia da Violência e do Crime. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4223-0192. Email: claychagas@uepa.br.

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Publicado

10/11/2024
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Como Citar

MAGNO REIS NETTO, R.; DIAS MIRANDA, W.; CHAGAS, C. A. Offline’s: Exclusão digital e o ensino superior privado em tempos de pandemia de COVID-19: Offline’s: Digital exclusion and private higher education in times of the COVID-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9762. Acesso em: 26 dez. 2024.