Experiências no currículo integrado na educação profissional de jovens e adultos
Experience in the integrated curriculum in professional education for young people and adults
Palavras-chave:
EJA/EPT, Currículo integrado, PráticasteoriaspráticasResumo
Esse artigo é um recorte de uma pesquisa doutoral de base qualitativa, centrada na abordagem nos/dos/com os cotidianos, com foco no estudo de caso do Curso Técnico em Artesanato (CTA - Proeja) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Ele se concentra na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, dos planos de aula, de monografias, dissertações e teses sobre o curso, entre os anos de 2013 e 2024, com o objetivo de socializar três experiências do currículo: a matriz interdisciplinar, os componentes híbridos e a avaliação por banca. Os resultados iniciais vêm nos levando a compreender que os processos de experienciados pelas artesãs-estudantes demonstram a possibilidade de emancipação das mulheres.
Palavras-chave: EJA/EPT; Currículo integrado; Práticasteoriaspráticas.
Abstract:
This article is an excerpt from doctoral research based on a qualitative approach, focused on the everyday practices with/from/through daily life. It examines a case study of the Technical Course in Handicrafts (CTA - Proeja) at the Federal Institute of Alagoas – Maceió Campus. It focuses on the documentary analysis of the Course's Pedagogical Project, lesson plans, monographs, dissertations and theses about the course, between the years 2013 and 2024, with the aim of socializing three curriculum experiences: the interdisciplinary matrix, the hybrid components and evaluation by panel. The initial results have led us to understand that the processes experienced by the student artisans demonstrate the possibility of women's emancipation.
Keywords: EJA/EPT; Integrated Curriculum; Practice-theory-practice.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Ronaldo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, nº 38, p. 61 –80, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 12 mar. 2023.
ANDRIGHETTO, Marcos José; MARASCHIN, Mariglei Severo; FERREIRA, Liliana Soares. Políticas de EJA EPT no Brasil: ascensão, estagnação e silenciamento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE), Araraquara, v. 16, nº 3, p.2179-2198, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13544. Acesso em: 12 maio 2022.
BONAN, Irene. Da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas (1909-2009): cem anos de história do ensino profissionalizante em Alagoas. Maceió: Edufal, 2010.
BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 5.478/2005, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das Instituições Federais de Educação Tecnológica, o programa de integração da educação profissional ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos - Proeja. Brasília, DF.: Ministério da Educação, 2005b. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=5478&ano=2005&ato=2ffk3ZU5UMRpWT7b4. Acesso em: jun. 2022
BRASIL. ME. Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Brasília, DF.: Ministério da Economia, 2019. Disponível em: http://www.secretariadegoverno.gov.br/micro-e- pequena-empresa/assuntos/programa-do-artesanato-brasileiro. Acesso em: 12 jun.2021.
BRASIL. MEC. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Altera o Art. 36 da lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008a. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=11684&ano=2008&ato
=da1MTW61UNRpWTa34. Acesso em: 23 jun. 2022
BRASIL. MEC. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio/Ensino Médio (Proeja). Documento Base do Proeja. Brasília: Setec/MEC, 2007.
BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.
CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; Mayol, Pierre. A invenção do cotidiano 2: morar e cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2008.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global Editorial, 1991.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2005.
FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva Soares; ALVES, Nilda. A pesquisa nos/dos/cotidianos em educação. In: Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em Educação. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2018. p. 89 -108.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan/abr. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 15 abr. 2024.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos (on-line) Brasília, v. 97, n.247, p.534-551, set./dez.2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2023.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito Viável. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 223 – 226.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
GOMES, Maria de Fátima Feitosa Amorim. Permanência escolar na educação de jovens e adultos: insistência/resistência pelo direito à educação? 2021. 250 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos 2023. Tabela 7135 – Pessoas de 25 anos ou mais de idade, por cor ou raça e nível de instrução. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/7135#resultado. Acesso em: 16 de jun. de 2024.
IFAL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Artesanato. Maceió: Ifal, 2008.
IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Encontro Nacional de EJA aprova proposições para efetivar acesso, permanência e êxito dos estudantes. Publicado em 25 de maio de 2018. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/130-ifg/campus/cidade-de-goias/noticias-campus-cidade-de-goias/8449-encontro-nacional-da-eja-aprova-proposicoes-para-efetivar-acesso-permanencia-e-exito-dos-estudantes. Acesso em: 16 de jun. de 2024.
LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [on-line]. 2002, n.19, p. 20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 15 nov. 2018
LIBANEO, José Carlos. O planejamento escolar. 2023. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4452090/mod_resource/content/2/Planejamento%20-%20Lib%C3%A2neo.pdf. Disponível em 11 de abril de 2023.
LIMEIRA, Ana Cristina Santos. Artesãs profissionais: estudo das relações entre os saberes da cultura artesanal e os saberes tecnológicos nas histórias de vida de egressas do Curso Técnico de Artesanato / Proeja do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Alagoas – Ifal. 2015. 129 f. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2015
LIMEIRA, Ana Cristina Santos. Currículo integrado do Proeja: um estudo dos (des)encontros de várias práticas e saberes. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira), Centro de Educação. Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, 2010.
LIRA, Iolita; SILVA, Maria Lucilene; FREITAS, Marinaide. Do texto literário ao produto artesanal: uma prática didático-pedagógica na EJA/EPT. Encontro Nacional de Linguística Aplicada (ENALA), II, 9-12 out. 2023, Maceió- Alagoas: FALE/Ufal, 2023, Comunicação Oral.
LIRA, Iolita Marques de. Currículo com componentes híbridos: um estudo de caso no Proeja. In: FREITAS, Marinaide; SILVA, Manoel Santos; SILVA, Lucas Pereira; CAVALCANTE, Valéria Campos (org.). Redes rizomáticas de pesquisas em EJA: diálogos interdisciplinares. Goiânia: Editora Philos Academy, 2022, p. 378-399.
LIRA, Iolita Marques de. Da cópia à criação no Curso Técnico em Artesanato do Ifal: experiências na educação profissional de jovens e adultos. 2019, 191f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, AL, 2019.
LUDWIG, Antonio Carlos Will. Fundamentos e prática de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 2012.
MARINHO, Paulo Manuel Teixeira. Portfólio: um caminho didáctico. Recife: Bagaço, 2008.
MELO, Noeme Gomes de Souza. Caminhos entre artesanato e design: proposição de mobiliário para exposição de produtos em feiras. 2019, 122f. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores). Instituto Federal de Alagoas, Maceió-AL, 2019.
MORIN, André. Articular os saberes. São Paulo: De Petrus, 2004, p. 65-80.
MOURA, Dante Henrique; PINHEIRO, Rosa Aparecida. Currículo e formação humana no ensino médio técnico integrado de jovens e adultos. In: BARACHO, Maria das Graças; MOURA, Dante Henrique (org.). Proeja no IFRN: práticas pedagógicas e formação docente. Natal: IFRN Editora, 2010, p. 159-188.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: Faperj, 2012.
PAIVA, Marcelo Rubem. O menino e o foguete. Itaú-Histórias:kidsbook/itaú. Disponível em: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/livros/0-menino-e-o-foguete. Acesso em: 23 jan. 2021.
SANTOS, Fernanda Emanuele; FREITAS, Marinaide; SANTOS, Ana Luisa Tenório; LIRA, Iolita Marques. Planejamento Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos integrada à educação profissional tecnológica (EJA/EPT): concepções teórico-metodológicas em questão (PIBIC). Maceió-Alagoas: Ufal/Ifal, 2022-2024.
SILVA, Magnalva Medeiros Araújo da; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. Concepções de professores sobre os desafios da docência no Proeja. In.: BARACHO, Maria das Graças; MOURA, Dante Henrique (org.). Proeja no IFRN: práticas pedagógicas e formação docente. Natal: IFRN Editora, 2010, p. 13-36.
YOUSAFZAI, Malaia. Eu sou Malaia: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 14
- pdf downloads: 12