Experiências no currículo integrado na educação profissional de jovens e adultos

Experience in the integrated curriculum in professional education for young people and adults

Autores

Palavras-chave:

EJA/EPT, Currículo integrado, Práticasteoriaspráticas

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa doutoral de base qualitativa, centrada na abordagem nos/dos/com os cotidianos, com foco no estudo de caso do Curso Técnico em Artesanato (CTA - Proeja) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Ele se concentra na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, dos planos de aula, de monografias, dissertações e teses sobre o curso, entre os anos de 2013 e 2024, com o objetivo de socializar três experiências do currículo: a matriz interdisciplinar, os componentes híbridos e a avaliação por banca. Os resultados iniciais vêm nos levando a compreender que os processos de experienciados pelas artesãs-estudantes demonstram a possibilidade de emancipação das mulheres.

Palavras-chave: EJA/EPT; Currículo integrado; Práticasteoriaspráticas.

 

Abstract:

This article is an excerpt from doctoral research based on a qualitative approach, focused on the everyday practices with/from/through daily life. It examines a case study of the Technical Course in Handicrafts (CTA - Proeja) at the Federal Institute of Alagoas – Maceió Campus. It focuses on the documentary analysis of the Course's Pedagogical Project, lesson plans, monographs, dissertations and theses about the course, between the years 2013 and 2024, with the aim of socializing three curriculum experiences: the interdisciplinary matrix, the hybrid components and evaluation by panel. The initial results have led us to understand that the processes experienced by the student artisans demonstrate the possibility of women's emancipation.

Keywords: EJA/EPT; Integrated Curriculum; Practice-theory-practice.

 

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Biografia do Autor

Iolita Marques de Lira, IFAL

Professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/Ufal). Especialista em Metodologia do Ensino de Projetos pelo Centro Federal de Educação e Tecnologia de Minas Gerais (CEFET-MG). Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Ufal/CNPq). E-mail: iolita.lira@ifal.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1320-2501

Marinaide Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (CEDU/Ufal); Líder do grupo de pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja).  Membro permanente da Academia Alagoana de Educação.  Membro fundadora do Fórum Alagoano de Jovens e Adultos. Curadora do Café Com Paulo Freire em Alagoas. Integrante do Núcleo de Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF). Participante da Comunidade Prática de Investigação CAFTe da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UPorto. E-mail: naide12@hotmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3659-4165.

 

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Publicado

12/12/2024
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Como Citar

LIRA, I. . M. de; FREITAS, M. Experiências no currículo integrado na educação profissional de jovens e adultos: Experience in the integrated curriculum in professional education for young people and adults. Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9679. Acesso em: 18 dez. 2024.