Aprendendo a ler e a sinalizar: a alfabetização de surdos na Educação Básica

Learning to read and sign: literacy for deaf people in Basic Education

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização de surdos, Libras, Educação Bilíngue, Comunidade surda

Resumo

Este artigo objetiva mapear as dissertações e teses sobre alfabetização de surdos na Educação Básica produzidas no Brasil nos últimos 10 anos. Questionamos: quais os avanços da alfabetização de surdos desde o reconhecimento da Libras como a língua dessa comunidade? Utilizamos a metodologia qualitativa, com a investigação exploratória e o uso da revisão bibliográfica, como instrumentos. As novas tecnologias, a Educação Bilíngue e o estímulo à formação inicial e continuada de professores, voltado a um ensino mais crítico e reflexivo, são as principais medidas apontadas nos 24 trabalhos utilizados. Recomendamos a produção de mais pesquisas e materiais didáticos comprometidos com o ensino de Libras e o fortalecimento da identidade surda. São latentes os impasses no reconhecimento linguístico e cultural dos surdos, com desafios, como a imposição do oralismo e da Língua Portuguesa como única, sobretudo, na alfabetização.

Palavras-chave: Alfabetização de surdos; Libras; Educação Bilíngue; Comunidade surda.

 

Abstract

This article aims to map the dissertations and theses on literacy for the deaf in Basic Education produced in Brazil in the last 10 years. We ask: what advances have been made in literacy for the deaf since the recognition of Libras as the language of this community? We used qualitative methodology, with exploratory research and the use of bibliographical review as instruments. New technologies, Bilingual Education and the encouragement of initial and continuing teacher training, focused on more critical and reflective teaching, are the main measures pointed out in the 24 works used. We recommend the production of more research and teaching materials committed to the teaching of Libras and the strengthening of deaf identity. There are latent impasses in the linguistic and cultural recognition of the deaf, with challenges such as the imposition of oralism and the Portuguese language as the only language, especially in literacy.

Keywords: Literacy for the deaf; Pounds; Bilingual Education; Deaf community.

 

 

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Biografia do Autor

Isabela Marinho Menezes, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul,   campus   Campo   Grande,   especialista   em   Língua   Brasileira   de   Sinais   (Libras),   pela Faculdade  Campos  Elíseos,  Atendimento  Educacional  Especializado  (AEE),  Docência  do Ensino  Superior  e  Tutoria  de  Educação  a  Distância,  Tradução  e  Interpretação  da  Língua Brasileira  de  Sinais  pela  Faculdade  Batista  de  Minas  Gerais,  licenciada  em  Matemática  pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-campus Presidente Prudente). E-mail: isabelamenezes@mec.gov.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4863-215X.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 na área de Política, Planejamento e Avaliação Educacional. Professor Titular de Alfabetização e Letramento na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Integrante da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF); do GT-10 Alfabetização, Leitura e Escrita da Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em Educação (ANPED) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Licenciado em Pedagogia, licenciado em Letras, especialista em Alfabetização, mestre em Educação e Cultura, doutor em Teologia com ênfase em Educação e Religião. Estágio pós-doutoral na Escola de Educação e Humanidades da PUC/PR. E-mail: lourivalfilho@mec.gov.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8464-7236.

 

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciada em Pedagogia (Libras-Língua Portuguesa) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), doutora em   Educação   na   Universidade   Federal   de   Minas   Gerais (UFMG) e pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: paulagomides@ufmg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4699-4309.

 

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Publicado

27/12/2024
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Como Citar

MENEZES, I. M.; MARTINS FILHO, L. J.; GOMIDES, P. A. D. Aprendendo a ler e a sinalizar: a alfabetização de surdos na Educação Básica: Learning to read and sign: literacy for deaf people in Basic Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9641. Acesso em: 28 dez. 2024.