Formação docente e PIBID: interfaces e desafios

Autores

  • Alba Regina Battisti de Souza alba.udesc@gmail.com
    FAED/UDESC.
  • Lourival José Martins Filho lourivalfaed@gmail.com
    FAED/UDESC.

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação docente considerando produções teóricas e políticas de formação, mais especificamente o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata de um estudo bibliográfico conjugado com a aplicação de um questionário respondido por dez bolsistas. Os dados foram discutidos com base nos princípios da análise de conteúdo. Conclui-se que, em vários aspectos, há consonância entre as produções sobre a formação docente e os relatos dos bolsistas, como: maior articulação teoria e prática; reconhecimento do contexto escolar; construção de saberes para a prática docente com mais autonomia e protagonismo.

Palavras-chave: Formação Docente. Prática Pedagógica. PIBID.

Teacher training and PIBID: interfaces and challenges""

The article is the result of a research on teacher training considering theoretical productions and training policies, most specifically PIBID - Institutional Program for Initiation Grant to Teaching. It is a bibliographic study in conjunction with the application of a questionnaire answered for ten scholarship students. The data were discussed based on the principles of content analysis. One concludes that, in many aspects, there is consonance between the productions on teacher training and the reports of the scholarship students such as: greater coordination between theory and practice; recognition of school context; building of knowledge for teaching practice with more autonomy and leadership.

Keywords: Teacher Training. Teaching Practice. PIBID.

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Publicado

24/03/2016
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Como Citar

SOUZA, A. R. B. de; MARTINS FILHO, L. J. Formação docente e PIBID: interfaces e desafios. Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 211–232, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/711. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos