Educação inclusiva e formação de professores: a Libras como disciplina nas Licenciaturas em Matemática

Inclusive education and teacher training: Libras as a subject in undergraduate mathematics

Autores

Resumo

A educação de surdos tem se expandido em nosso país em razão de uma série de legislações aprovadas cujo enfoque maior é a inclusão da comunidade surda no cenário social. Algumas medidas merecem destaque maior como o reconhecimento da Libras como a língua de expressão desta comunidade, a Educação Bilíngue e a oferta de disciplinas voltadas à educação de surdos nos cursos de licenciatura. Enfocamos a análise das ementas de disciplinas de formação em Libras em três licenciaturas em Matemática, em cumprimento ao decreto nº 5.626/ 2005. Nossos resultados apontam que a disciplina é organizada de maneira e em períodos diferentes nas instituições. Contudo, todas buscam, essencialmente, atender ao referido decreto, não se preocupando, de fato, com a construção de bases sólidas para a mediação pedagógica da Matemática a estudantes surdos, sobretudo em um cenário de Educação Bilíngue.

Palavras-chave: Educação de Surdos; Formação de professores; Licenciaturas em Matemática.  

 

Abstract

Deaf education has been expanding in our country due to a series of approved legislation whose main focus is the inclusion of the deaf community in the social scenario. Some measures deserve greater emphasis as the recognition of Libras as the language of expression of this community, Bilingual Education and the provision of courses focused on deaf education in undergraduate courses. We focus on the analysis of the menus of the subjects of training in Libras in three undergraduate courses in Mathematics, in compliance with Decree No. 5.626/2005. Our results indicate that the course is organized in different ways and in different periods in the institutions. However, they all seek, essentially, to meet the aforementioned decree, not being concerned, in fact, with the construction of solid bases for the pedagogical mediation of mathematics to deaf students, especially in a scenario of Bilingual Education.

Keywords: Deaf Education; Teacher Training; Undergraduate Studies in Mathematics.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Marinho Menezes, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande, especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Faculdade Campos Elíseos, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância, Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Batista de Minas Gerais, licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- campus Presidente Prudente) e licenciando Letras/Libras com ênfase em Português pela Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. E-mail: isabela.menezes@estudante.ifms.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4863-215X.

Dejahyr Lopes Junior, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, desempenhando a função de diretor-geral do campus Campo Grande. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1831-7471. E-mail: dirge.cg@ifms.edu.br.

Paula Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciada em Pedagogia (Libras-Língua Portuguesa) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4699-4309. E-mail: paulagomides@ufmg.br.

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 102
  • pdf downloads: 61

Como Citar

MARINHO MENEZES, I.; LOPES JUNIOR, D.; PAULA APARECIDA DINIZ GOMIDES, P. Educação inclusiva e formação de professores: a Libras como disciplina nas Licenciaturas em Matemática: Inclusive education and teacher training: Libras as a subject in undergraduate mathematics . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6581. Acesso em: 23 nov. 2024.