Narrativas de Persistência no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos: direciona-mentos reflexivos para o currículo

Narrativas de Persistencia en la Educación Secundaria de la Educación de Jóvenes y Adultos: orientaciones reflexivas para el currículo

Autores

Palavras-chave:

Narrativas; Persistência, Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Currículo.

Resumo

O texto foca nas narrativas de persistência de estudantes no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos e no currículo. A implicação se teceu a: quais direcionamentos curriculares são desvelados nas narrativas de persistência no EM/EJA? Seu objetivo foi identificar e compreender direcionamentos para o currículo do EM/EJA. De abordagem qualitativa, fenomenológica e (auto)biográfica, o estudo pautou-se nas entrevistas narrativas e na análise compreensivo-interpretativa, feitas com duas alunas do EM/EJA-TF VII, num Colégio da Rede Estadual de Guanambi. Os achados apontam o currículo narrativo como dispositivo que inspira articulação da organização curricular com a vida, sendo artefato para entender as desigualdades escolares conectadas às desigualdades sociais. O currículo narrativo é potencializador de acolhida e direcionamentos à persistência de estudantes em seus processos formativos.

Palavras-chave: Narrativas; Persistência, Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Currículo. 

 

Resumen

El texto se centra en las narrativas de persistencia de los estudiantes en la Educación Secundaria de Jóvenes y Adultos y el currículo. La implicación se teceu: ¿qué orientaciones curriculares se revelan en las narrativas de persistencia en la ES/EA? Su objetivo fue identificar y comprender orientaciones para el currículo de la ES/EA. Con un enfoque cualitativo, fenomenológico y (auto)biográfico, el estudio se basó en entrevistas narrativas y en el análisis comprensivo-interpretativo, realizadas con dos alumnas de la ES/EA-TF VII, en un Colegio de la Red Estatal de Guanambi. Los hallazgos señalan el currículo narrativo como un dispositivo que inspira la articulación de la organización curricular con la vida, siendo un artefacto para entender las desigualdades escolares conectadas a las desigualdades sociales. El currículo narrativo es un potenciador de acogida y orientaciones a la persistencia de los estudiantes en sus procesos formativos.

Palabras-clave: Narrativas; Persistencia; Educación Secundaria; Educación de Jóvenes y Adultos; Currículo.

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Biografia do Autor

Jackeline Silva Cardoso, UNEB

Mestra em Educação de Jovens e Adultos, Professora da Rede Pública Municipal de Guanambi e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores, Autobiografias e Políticas Públicas. jackeline.educ@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-5713-1533

 

Tânia Regina Dantas , UNEB

Doutora em Educação pela Universidad Autónoma de Barcelona – (UAB) Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores, Autobiografias e Políticas Públicas. taniaregin@gmail.com orcid: https://orcid.org/0000-0002-0953-512X

 

Graça Dos Santos Costa, UNEB

Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (UB). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI). E-mail: gracacosta@gmail.com orcid: https://orcid.org/0000-0001-7770-0118

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Publicado

12/12/2024
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Como Citar

SILVA CARDOSO, J.; REGINA DANTAS , T.; DOS SANTOS COSTA, G. Narrativas de Persistência no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos: direciona-mentos reflexivos para o currículo : Narrativas de Persistencia en la Educación Secundaria de la Educación de Jóvenes y Adultos: orientaciones reflexivas para el currículo. Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9602. Acesso em: 18 dez. 2024.