A relação do Pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem e o currículo modelado: um estado do conhecimento

The relationship between the Pedagogue of the Specialized Learning Support Team and the modeled curriculum: a state of knowledge

Autores

Palavras-chave:

Pedagogo escolar, Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, Organização do Trabalho Pedagógico

Resumo

O estudo consiste em apresentar um estado do conhecimento acerca do Pedagogo atuante na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, própria da realidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e a sua relação com a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e o currículo modelado (Sacristán, 2017). A pesquisa foi realizada na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no site do Google Acadêmico, a partir dos trabalhos publicados entre 2010 e 2021. Constatou-se, a partir dos trabalhos analisados, que a relação entre o Pedagogo escolar, a OTP e o currículo modelado (Sacristán, 2017) tem sido pouco explorada nas pesquisas. O estudo é relevante, pois soma-se ao conjunto de reflexões e debates acerca da atuação, identidade e formação do Pedagogo escolar.

Palavras-chave: Pedagogo escolar; Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem; Organização do Trabalho Pedagógico.

 

 

Abstract

The study consists of presenting a state of knowledge about the Pedagogue working in the Specialized Learning Support Team, specific to the reality of the Federal District Department of Education and its relationship with the Organization of Pedagogical Work (OTP acronym in Portuguese) and the modeled curriculum (Sacristán, 2017). The research was conducted in the Brazilian Library of Theses and Dissertations (BDTD), on the Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and on the Google Scholar website, based on works published between 2010 and 2021. It was found, from the analysed works, that the relationship between the school pedagogue, the OTP, and the modeled curriculum (Sacristán, 2017) has been little explored in research. The study is relevant as it contributes to the set of reflections and debates regarding the role, identity, and training of school Pedagogue.

Keywords: School Pedagogue; Specialized Learning Support Team; Organization of Pedagogical Work.

 

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Biografia do Autor

Mara Rúbia Rodrigues da Cruz, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1996. Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília/UnB. Mestra em educação pela Universidade de Brasília/UNB. Psicóloga, Pedagoga e membra do grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”. Contato: marabsbrubia@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2551408228435797. Link ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4308-8861

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília

Professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação – Universidade de Brasília (UnB), na área de Currículo, Didática e Avaliação; Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidades: Acadêmica (PPGE) e Profissional (PPGEMP) na UnB; Doutor e Mestre em Educação e Currículo pela UnB; Licenciado em História e em Pedagogia; Líder do Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”. Contato: francisco.thiago@unb.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1498719376426045. Link ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6998-2757.

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Publicado

30/11/2024
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Como Citar

RODRIGUES DA CRUZ, M. R.; SILVA, F. T. A relação do Pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem e o currículo modelado: um estado do conhecimento: The relationship between the Pedagogue of the Specialized Learning Support Team and the modeled curriculum: a state of knowledge. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9590. Acesso em: 8 dez. 2024.