A escola no teatro: lócus privilegiado às interações entre poder, saber e liberdade
School in theater: privileged locus for interactions between power, knowledge and freedom
Palavras-chave:
escola, saber-poder, dramaturgia contemporâneaResumo
O tema da escola tem inspirado escritas dramatúrgicas contemporâneas, as quais revelam suas peculiaridades, sobretudo no que tange à invenção e disseminação de imagens suas que evidenciam o entrelaçamento da tríade saber, poder e liberdade. Disso, estabelece-se diálogo entre cinco dramaturgias que trazem a escola como tema e o pensamento do francês Michel Foucault no que tange às suas reflexões sobre a tríade poder, saber e liberdade. Parece que os dramaturgos selecionados, ao identificarem a escola como lócus privilegiado às interações entre poder-saber, evidenciam em seus conflitos a agonistica daí decorrente, a partir da combinação desse binômio com o exercício da liberdade. Propõe-se a invenção de formas outras de a escola ser pensada, a partir de articulações e miradas também outras sobre as próprias estruturas de poder que ela nos dá a ver.
Palavras-chave: Escola; Poder-saber; Dramaturgia contemporânea
Abstract
The school theme has inspired contemporary dramaturgical writings, which reveal its peculiarities, especially with regard to the invention and dissemination of its images that highlight the intertwining of the triad of knowledge, power and freedom. From this, a dialogue is established between five dramas that bring school as a theme and the thought of Frenchman Michel Foucault regarding his reflections on the triad of power, knowledge and freedom. It seems that the selected playwrights, by identifying the school as a privileged locus for interactions between power and knowledge, highlight in their conflicts the resulting agonistic, from the combination of this binomial with the exercise of freedom. It is proposed to invent other ways for school to be thought of, based on other articulations and views on the very power structures that it shows us.
Keywords: School; Power-knowledge; Contemporary dramaturgy
Downloads
Referências
BILAC, Jô. Conselho de Classe. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
CAPELLA, Vladimir. Conversa de algumas horas e muitos anos. São Paulo: Editora SESI-SP, 2013.
CAPELLA, Vladimir. O dia de Alan. São Paulo: cópia datilografada, s.d.
CORTEZ, Leonardo. Sala dos Professores. São Paulo: cópia datilografada, 2016.
FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.
FOUCAULT, Michel. Subjetividade e Verdade. Curso no Collège de France (1980-1981). São Paulo: Martins Fontes, 2026.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes, 2014b.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
RODRIGUES, Tiago. Coro dos Maus Alunos. In: RODRIGUES, Tiago; CALDAS, Miguel de C.; MORGAN, Abi. Panos: Palcos Novos Palavras Novas. Lisboa: Culturgest, 2009.
ROMAGNOLI, Marcelo. Elagalinha. São Paulo: Editora Patuá, 2019.
ROMAGNOLI, Marcelo. Entrevista. São Paulo (São Paulo), 23 set. 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O adeus às metanarrativas educacionais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. p. 249-260.




















