O processo de pesquisa-aprendizagem: um relato vivenciado no curso técnico em Agroecologia em uma escola do interior da Bahia
The research-learning process: an experience in technical education in Agroecology at a countryside-school in Bahia
Palavras-chave:
Pesquisa-aprendizagem, Curso Técnico em Agroecologia, Itinerários Formativos CientíficosResumo
Este estudo relata um processo de pesquisa-aprendizagem vivenciado pela primeira autora, professora da turma, e alunos de uma turma do Ensino Médio matriculados no curso técnico em Agroecologia da Educação Profissional nas disciplinas de Iniciação Científica, Empreendedorismo e Projeto Experimental. Para a apresentação e discussão do estudo desenvolvido foram utilizados diários de campo construídos pela professora e alunos para documentar a elaboração e implementação do projeto “Farinha de Coco do Licuri” e a divulgação de seus resultados. Os resultados indicam que eles tiveram a oportunidade de vivenciar um processo análogo ao de pesquisadores, repleto de desafios, reflexões críticas e aprendizagens, especialmente em relação ao fazer científico e aos conhecimentos científicos e sociais que foram construídos e articulados. Tais resultados também refletem a importância da mediação docente.
Palavras-chave: Pesquisa-aprendizagem; Curso Técnico em Agroecologia; Itinerários Formativos Científicos.
Abstract
This study reports on a research-learning process experienced by the first author, the class teacher, and students from a high school class enrolled in the Agroecology technical course of Professional Education, within the subjects of Scientific Initiation, Entrepreneurship, and Experimental Project. Field diaries created by the teacher and students were used to present and discuss the study, documenting the development and implementation of the “Licuri Coconut Flour” project and the dissemination of its results. The findings indicate that the students had the opportunity to experience a process analogous to that of researchers, filled with challenges, critical reflections, and learning, particularly related to doing science and the scientific and social knowledge that was constructed and integrated. These results also highlight the importance of teacher mediation.
Keywords: Research-based learning; Technical Course in Agroecology; Scientific Learning Pathways.
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