O processo de pesquisa-aprendizagem: um relato vivenciado no curso técnico em Agroecologia em uma escola do interior da Bahia

The research-learning process: an experience in technical education in Agroecology at a countryside-school in Bahia

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa-aprendizagem, Curso Técnico em Agroecologia, Itinerários Formativos Científicos

Resumo

Este estudo relata um processo de pesquisa-aprendizagem vivenciado pela primeira autora, professora da turma, e alunos de uma turma do Ensino Médio matriculados no curso técnico em Agroecologia da Educação Profissional nas disciplinas de Iniciação Científica, Empreendedorismo e Projeto Experimental. Para a apresentação e discussão do estudo desenvolvido foram utilizados diários de campo construídos pela professora e alunos para documentar a elaboração e implementação do projeto “Farinha de Coco do Licuri” e a divulgação de seus resultados. Os resultados indicam que eles tiveram a oportunidade de vivenciar um processo análogo ao de pesquisadores, repleto de desafios, reflexões críticas e aprendizagens, especialmente em relação ao fazer científico e aos conhecimentos científicos e sociais que foram construídos e articulados. Tais resultados também refletem a importância da mediação docente.

Palavras-chave: Pesquisa-aprendizagem; Curso Técnico em Agroecologia; Itinerários Formativos Científicos.

 

Abstract

This study reports on a research-learning process experienced by the first author, the class teacher, and students from a high school class enrolled in the Agroecology technical course of Professional Education, within the subjects of Scientific Initiation, Entrepreneurship, and Experimental Project. Field diaries created by the teacher and students were used to present and discuss the study, documenting the development and implementation of the “Licuri Coconut Flour” project and the dissemination of its results. The findings indicate that the students had the opportunity to experience a process analogous to that of researchers, filled with challenges, critical reflections, and learning, particularly related to doing science and the scientific and social knowledge that was constructed and integrated. These results also highlight the importance of teacher mediation.

Keywords: Research-based learning; Technical Course in Agroecology; Scientific Learning Pathways.

 

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Biografia do Autor

Jailda Costa de Souza, Colégio Estadual Manoel José de Andrade

: Graduada em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2019) e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2019). Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Professora da Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEE-BA). E-mail: jailda.maracas@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-6121-0510.

Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é Professora do Ensino de Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e professora nos programas de Pós-Graduação da UFRB e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E-mail: marinamartins@ufrb.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8659-8167.

Lucas A. O. Melgaço, Colégio Estadual Luis Navarro De Brito

Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG (2020), com período sanduíche na Ghent University, Bélgica. Mestre em Engenharia Ambiental (2015) e graduado em Química (Licenciatura) pela UFOP. Professor da Educação Básica na SEE-BA. E-mail: lucasant.melgaco@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4192-6865.

 

Cristiane Martins da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em Educação pela UFMG e licenciada em Química pela UFOP. Atualmente, é professora do Ensino de Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). E-mail: cristiane.martins@uftm.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6594-6575.

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Publicado

18/11/2024
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Como Citar

COSTA DE SOUZA, J.; MARTINS, M.; A. O. MELGAÇO, L.; MARTINS DA SILVA, C. O processo de pesquisa-aprendizagem: um relato vivenciado no curso técnico em Agroecologia em uma escola do interior da Bahia: The research-learning process: an experience in technical education in Agroecology at a countryside-school in Bahia. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9555. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas