Casos de ensino como estratégia formativa no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física
Teaching cases as a training strategy in the Supervised Curricular Internship in Physical Education
Palavras-chave:
Educação Física, Prática Pedagógica, Casos de ensino, Estágio, Formação de professoresResumo
O artigo descreve uma proposta formativa com casos de ensino no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física. Tem como objetivo descrever as percepções de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física sobre o uso de casos de ensino na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I – Educação Infantil. Para tanto, foi analisado e discutido um caso de ensino, mediante um roteiro de questões. As narrativas produzidas pelos estagiários evidenciam que o processo formativo possibilitou a aproximação e reflexões sobre a prática pedagógica, haja vista que os casos retratam situações reais de ensino. Conclui-se que os casos de ensino, nessa proposta de estágio, contribuíram para a aprendizagem da docência e instigaram os estagiários a realizarem análises das situações descritas, envolvendo-se no seu próprio processo de formação.
Palavras-chave: Educação Física; Prática pedagógica; Casos de ensino; Estágio; Formação de professores.
Abstract
The article describes the use of Teaching Cases in the Supervised Curricular Internship with undergraduate students in Physical Education. Its objective is to describe the perceptions of undergraduate students in Physical Education about the use of Teaching Cases in the discipline of Supervised Curricular Internship I – Early Childhood Education. A Teaching Case was analyzed and discussed, using a script of questions. The narratives produced by the interns show that the method allowed familiarization and reflections on pedagogical practice, since the cases portray real teaching situations. It is concluded that Teaching Cases, in this internship proposal, contributed to the learning of teaching and instigated the interns to carry out analyses of the situations described, involving themselves in their own training process.
Keywords: Physical education; Pedagogical practice; Teaching Cases; Internship; Teachers formation.
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