Casos de ensino como estratégia formativa no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física

Teaching cases as a training strategy in the Supervised Curricular Internship in Physical Education

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Prática Pedagógica, Casos de ensino, Estágio, Formação de professores

Resumo

O artigo descreve uma proposta formativa com casos de ensino no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física. Tem como objetivo descrever as percepções de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física sobre o uso de casos de ensino na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I – Educação Infantil. Para tanto, foi analisado e discutido um caso de ensino, mediante um roteiro de questões. As narrativas produzidas pelos estagiários evidenciam que o processo formativo possibilitou a aproximação e reflexões sobre a prática pedagógica, haja vista que os casos retratam situações reais de ensino. Conclui-se que os casos de ensino, nessa proposta de estágio, contribuíram para a aprendizagem da docência e instigaram os estagiários a realizarem análises das situações descritas, envolvendo-se no seu próprio processo de formação.

Palavras-chave: Educação Física; Prática pedagógica; Casos de ensino; Estágio; Formação de professores.

 

 

Abstract

The article describes the use of Teaching Cases in the Supervised Curricular Internship with undergraduate students in Physical Education. Its objective is to describe the perceptions of undergraduate students in Physical Education about the use of Teaching Cases in the discipline of Supervised Curricular Internship I – Early Childhood Education. A Teaching Case was analyzed and discussed, using a script of questions. The narratives produced by the interns show that the method allowed familiarization and reflections on pedagogical practice, since the cases portray real teaching situations. It is concluded that Teaching Cases, in this internship proposal, contributed to the learning of teaching and instigated the interns to carry out analyses of the situations described, involving themselves in their own training process.

Keywords: Physical education; Pedagogical practice; Teaching Cases; Internship; Teachers formation.

 

 

 

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Biografia do Autor

Mário Hermes Ramos Pereira Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

E-mail: mario.hermes@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0009-0001-4795-8609

Diego Rodrigo da Silva, https://orcid.org/0009-0007-3489-6860

Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente atua como professor de Educação Infantil na Rede Municipal de Itajaí, SC.

E-mail: diego020182@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0009-0007-3489-6860

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC). Pesquisador líder do Núcleo de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (NUPEEF/UDESC) e pesquisador colaborador no Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE/UFSC).

E-mail: vzbrasil@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0036-494x

Viviane Preichardt Duek, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora adjunta do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF).

E-mail: vividuek@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0774-7495

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Publicado

25/11/2024
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Como Citar

HERMES RAMOS PEREIRA JUNIOR, M.; DA SILVA, D. R.; ZEILMANN BRASIL, V.; PREICHARDT DUEK, V. Casos de ensino como estratégia formativa no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: Teaching cases as a training strategy in the Supervised Curricular Internship in Physical Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9402. Acesso em: 8 dez. 2024.