O capitalismo e o seu impacto na trajetória filosófica do processo de formação humana

Capitalism and impacto on the philosophical trajectory of the human formation process

Autores

Palavras-chave:

Educação; Formação Humana; Capitalismo.

Resumo

Este trabalho trata-se de uma resenha crítica do livro “Educação como processo de formação humana: uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade”, de ZATTI, Vicente; PAGOTTO-EUZÉBIO, Marcos Sidnei. O livro é composto por um percurso histórico do pensamento filosófico sobre a experiência de formação, cujo objetivo é apresentar a importância de se manter ativas as contribuições clássicas para a educação. As teorias iniciam- se por “paideia grega”, passando por “humanitas latinas”, “Bildung”, “Habernas” e por fim, “Skholé –um tempo livre para o pensamento e o autoaperfeiçoamento”. Ao resenhar esta obra é importante notar na leitura um caráter questionador sobre o sentido da educação como formação humana e não apenas para  o mundo capitalista.

Palavras-chave: Educação; Formação Humana; Capitalismo.

 

Abstract

This writing is a critical review of the book “Education as a process of human formation: a review in the philosophy of education in the face of the urgency of utility”, by ZATTI, Vicente; PAGOTTO- EUZÉBIO, Marcos Sidnei. The book is composed of a historical journey of philosophical thought about the formative experience, whose objective is to present the importance of keeping active the classic contributions to education. The theories begin with “Greek paideia”, passing through “Latin humanitas”, “Bildung”, “Habernas” and finally, “Skholé – a free time for thought and self- improvement”. When reviewing this work, it is important to note a questioning character in the reading about the meaning of education as a human formation and not just for the capitalist world. Keywords: Education; Human formation; Capitalism

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Adriana Lima Rodrigues, Universidade Federal de São João del Rei

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena (IFET). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) pela Universidade Federal de São João Del Rei. Integrante do grupo de estudos e pesquisas GPECTHUS da UFSJ. Experiência na área da educação, com ênfase em educação em Ciências e Biologia. E-mail: milaalr5220@gmail.com.  Orcid iD: https://orcid.org/0009-0001-5362-6993.

Ricardo Pereira Sepini, Universidade Federal de São João Del Rei

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado (CESEP-MG), Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN-SP), Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL-SP). Professor adjunto da área de Ensino de Ciências na UFSJ. Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ (PPEdu). É coordenador de área do Programa Residência Pedagógico - RP (Ciências - 2022/2024). Vice Líder do Grupo de Pesquisas (GPECTHUS) da UFSJ. E-mail: ricardopsepini@ufsj.edu.br.

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-4498-9565.

Referências

ZATTI, Vicente; PAGOTTO-EUZÉBIO, Marcos Sidnei. Educação como processo de

formação humana: uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade.

São Paulo: FEUSP, 2022.

Downloads

Publicado

27/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 12
  • pdf downloads: 21

Como Citar

LIMA RODRIGUES, C. A.; PEREIRA SEPINI, R. O capitalismo e o seu impacto na trajetória filosófica do processo de formação humana: Capitalism and impacto on the philosophical trajectory of the human formation process. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9388. Acesso em: 8 dez. 2024.