Transporte escolar como política pública de acesso e permanência em Acará/Pa: um estudo sobre qualidade e condições de execução
School transport as a public policy for access and permanence in Acará/PA: a study on quality and execution conditions
Palavras-chave:
Escola Ribeirinha;, Legislação, Transporte EscolarResumo
Analisa a política de transporte escolar, na perspectiva da garantia do acesso e permanência de estudantes da área rural, em uma escola ribeirinha do município de Acará-Pa. O enfoque metodológico está referenciado na pesquisa qualitativa que recorreu a procedimentos de coleta de dados vinculados à análise documental e bibliográfica, ambas articuladas a um embasamento teórico pertinente a temática em discussão. Nossos resultados revelam que a política de transporte escolar é fundamental para a garantia do direito a educação de estudantes do campo, mas que melhorias são necessárias, e possíveis. Este estudo contribui para a discussão sobre a implantação de medidas técnicas e de gestão visando maior qualidade no serviço de transporte escolar.
Palavras-chave: Escola Ribeirinha; Legislação; Transporte Escolar.
Abstract
This article analyzes school transport policy from the perspective of guaranteeing access and permanence for rural students in a riverside school in the municipality of Acará- State of Pará. The methodological approach is based on qualitative research that used data collection procedures linked to documentary and bibliographical research, both articulated with a theoretical basis pertinent to the subject under discussion. Our results show that school transportation policy is fundamental to guaranteeing rural students' right to education, but improvements are necessary and possible. This study contributes to the discussion on the implementation of technical and management measures aimed at improving the quality of the school transportation service.
Keywords: Riverine Schools; Legislation; School Transportation.
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