Transporte escolar como política pública de acesso e permanência em Acará/Pa: um estudo sobre qualidade e condições de execução

School transport as a public policy for access and permanence in Acará/PA: a study on quality and execution conditions

Autores

Palavras-chave:

Escola Ribeirinha;, Legislação, Transporte Escolar

Resumo

Analisa a política de transporte escolar, na perspectiva da garantia do acesso e permanência de estudantes da área rural, em uma escola ribeirinha do município de Acará-Pa. O enfoque metodológico está referenciado na pesquisa qualitativa que recorreu a procedimentos de coleta de dados vinculados à análise documental e bibliográfica, ambas articuladas a um embasamento teórico pertinente a temática em discussão. Nossos resultados revelam que a política de transporte escolar é fundamental para a garantia do direito a educação de estudantes do campo, mas que melhorias são necessárias, e possíveis. Este estudo contribui para a discussão sobre a implantação de medidas técnicas e de gestão visando maior qualidade no serviço de transporte escolar.

Palavras-chave: Escola Ribeirinha; Legislação; Transporte Escolar.

Abstract

This article analyzes school transport policy from the perspective of guaranteeing access and permanence for rural students in a riverside school in the municipality of Acará- State of Pará. The methodological approach is based on qualitative research that used data collection procedures linked to documentary and bibliographical research, both articulated with a theoretical basis pertinent to the subject under discussion. Our results show that school transportation policy is fundamental to guaranteeing rural students' right to education, but improvements are necessary and possible. This study contributes to the discussion on the implementation of technical and management measures aimed at improving the quality of the school transportation service.

Keywords: Riverine Schools; Legislation; School Transportation.

 

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Biografia do Autor

Valdeci Cristo Alves, SEMEC -ACARÁ-PA

Graduando/ Concluinte do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará.  Servidor Público da Secretaria de Educação do Município de Acará.  É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Formação Humana-GEFOR-UFPA. E-mail: valdecialves1994@gmail.com.  Orcid: http://orcid.org/0009-0004-9326-2137

Mariza Felippe Assunção, seduc/pasemec/pa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará, professora adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente GESTRADO-UFPA. Na Educação Superior ministra as disciplinas: Gestão Educacional, Metodologia da Pesquisa, Avaliação Educacional e Política Educacional. Pesquisadora da área de Trabalho docente. E-mail: mfa@ufpa.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0840-2755

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Alexandre Augusto Cals e Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA

Docente da Faculdade de Educação e Ciências Sociais – FAECS, Campus Universitário de Abaetetuba – CUBT-Universidade Federal do Pará – UFPA. Email: alexandre@ufpa.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1424-5055

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Publicado

12/12/2024
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Como Citar

CRISTO ALVES, V.; FELIPPE ASSUNÇÃO, M.; CALS E SOUZA, A. A. Transporte escolar como política pública de acesso e permanência em Acará/Pa: um estudo sobre qualidade e condições de execução : School transport as a public policy for access and permanence in Acará/PA: a study on quality and execution conditions. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9361. Acesso em: 21 jan. 2025.