Práticas educativas dos professores de ciências: o contexto da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua

Educational practices of science teachers: the context of the Tracuateua Marine Extractive Reserve

Autores

Palavras-chave:

Práticas educativas; Currículo escolar; Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua.

Resumo

A pesquisa, ora apresentada, oriunda de uma dissertação, teve como objetivo identificar as práticas educativas dos professores de ciências, articuladas ao contexto socioambiental e ao currículo escolar, em duas escolas municipais do entorno da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira etapa realizamos uma análise junto aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais: Julia da Silveira Gomes e Benjamin Ramos; na segunda etapa, analisamos o conteúdo das entrevistas com dois professores que ministram a disciplina de Ciências Naturais, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nas referidas escolas. Verificamos que o planejamento escolar e as práticas educativas dos professores são permeados pela valorização e pelo diálogo entre o contexto local e o currículo educacional.

Palavras-chave: Práticas educativas; Currículo escolar; Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua. Amazônia.

 

 

Abstract

The research presented here, originating from a dissertation, aimed to identify the educational practices of science teachers, linked to the socio-environmental context and the school curriculum, in two municipal schools surrounding the Tracuateua Marine Extractive Reserve. The research was divided into two stages: in the first stage, an analysis was carried out with the Pedagogical Political Projects of municipal schools: Julia da Silveira Gomes and Benjamin Ramos; in the second stage, we analyzed the content of interviews with the two teachers who teach the subject of Natural Sciences, from the 6th to the 9th year of elementary school, in the aforementioned schools. It was found that school planning and teachers' educational practices are permeated by appreciation and dialogue between the local context and the educational curriculum.

Keywords: Educational practices; School curriculum; Tracuateua Marine Extractive Reserve. Amazonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Adalberto Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará (2003), especialização em Saberes Culturais e Educação na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (2011), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é Coordenador Pedagógico na rede estadual de educação do estado do Pará. E-mail: gomesadalberto663@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8067-4061

Nadia Magalhães da Silva Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

Possui graduação em Nutrição, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Ciências (Microbiologia), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, pela Universidade Federal do Pará (2008), atualmente é professora da Universidade Federal do Pará, junto a Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC). E-mail: nadiamsf@yahoo.com.br Orcid: 0000-0003-0042-8640

Elinete Oliveira Raposo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física, pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado(2004) e doutorado (2017) em Educação em Ciências e Matemáticas, pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará, junto a Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Também atua no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC). E-mail: elinete@ufpa.br  Orcid: 0000-0001-8995-0296

 

 

Referências

ANDRE, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. Disponível em: http://www.mnemos.unir.br/uploads/13131313/arquivos/Marli_Andr__O_que___um_Estudo_de_Caso_417601789.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

BAPTISTA, G. C. S. Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 585-603, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n3/1516-7313-ciedu-21-03-0585.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br/legislacao/>. Acesso em: 22 maio 2020.

BRASIL. Decreto de 20 de maio de 2005. Dispõe sobre a criação da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua, no Município de Tracuateua no Estado do Pará, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, n. 97, p. 8, segunda-feira, 23 de maio de 2005.

BRASIL. Decreto Nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, n. 28, p. 316, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2007.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CORRÊA, S. R. M; HAGE S. A. M. Amazônia: a urgência e necessidade da construção de políticas e práticas educacionais inter/multiculturais. Revista Nera, São Paulo, ano 14, n. 18, p. 79-105, 2011. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1336. Acesso em: 22 maio 2020.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAGE, S. M. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, 2014.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, Curitiba, n. 24, p. 113-147, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Licenciatura em pedagogia: a ausência dos conteúdos específicos do ensino fundamental. In: GATTI, B. A. et al. (Orgs.). Por uma Política Nacional de Formação de Professores. São Paulo: UNESP, 2013. p. 73-94.

MINAYO, M. C. de S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da Administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v15n4/a10v15n4.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Amazônia: encruzilhada civilizatória: tensões territoriais em curso. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2017.

SANTOS, W. L. P., GALIAZZI, M. C., JUNIOR, E. M. P., SOUZA, M. L., PORTUGAL, S. O enfoque CTS e a Educação Ambiental – Possibilidades de “ambientalização” da sala de aula de ciências. In: SANTOS, W. L. P., MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Cap.5. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. P 125 a 138.

SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SOUZA F. L; GONÇALVES, T. V. O. CTS e a Pesquisa colaborativa na formação de professores de ciências. In: GONÇALVES, T. V. O. et al. (Orgs.). Educação em ciências e matemática: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 220 a 230.

TARDIF, M; LESSARD C; LAHAYE L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215 - 233, 1991.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, 2009.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola. Campinas: Papirus Editora, 2006. p. 11 a 36.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. de Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

22/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 6
  • pdf downloads: 2

Como Citar

GOMES DA SILVA, J. A.; MAGALHÃES DA SILVA FREITAS, N.; OLIVEIRA RAPOSO, E. Práticas educativas dos professores de ciências: o contexto da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua: Educational practices of science teachers: the context of the Tracuateua Marine Extractive Reserve. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9358. Acesso em: 27 dez. 2024.