Práticas educativas dos professores de ciências: o contexto da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua
Educational practices of science teachers: the context of the Tracuateua Marine Extractive Reserve
Palavras-chave:
Práticas educativas; Currículo escolar; Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua.Resumo
A pesquisa, ora apresentada, oriunda de uma dissertação, teve como objetivo identificar as práticas educativas dos professores de ciências, articuladas ao contexto socioambiental e ao currículo escolar, em duas escolas municipais do entorno da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira etapa realizamos uma análise junto aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais: Julia da Silveira Gomes e Benjamin Ramos; na segunda etapa, analisamos o conteúdo das entrevistas com dois professores que ministram a disciplina de Ciências Naturais, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nas referidas escolas. Verificamos que o planejamento escolar e as práticas educativas dos professores são permeados pela valorização e pelo diálogo entre o contexto local e o currículo educacional.
Palavras-chave: Práticas educativas; Currículo escolar; Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua. Amazônia.
Abstract
The research presented here, originating from a dissertation, aimed to identify the educational practices of science teachers, linked to the socio-environmental context and the school curriculum, in two municipal schools surrounding the Tracuateua Marine Extractive Reserve. The research was divided into two stages: in the first stage, an analysis was carried out with the Pedagogical Political Projects of municipal schools: Julia da Silveira Gomes and Benjamin Ramos; in the second stage, we analyzed the content of interviews with the two teachers who teach the subject of Natural Sciences, from the 6th to the 9th year of elementary school, in the aforementioned schools. It was found that school planning and teachers' educational practices are permeated by appreciation and dialogue between the local context and the educational curriculum.
Keywords: Educational practices; School curriculum; Tracuateua Marine Extractive Reserve. Amazonia.
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