Da crise ambiental para a ambientalização das universidades: contribuições do GRUPEMA (UEPA) para a formação de professores

From the environmental crisis to the environmentalization of universities: the contributions of GRUPEMA (UEPA) to teacher training

Autores

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições do Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente (GRUPEMA), vinculado ao Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), para a formação de professores, tendo como base a ideia de desenvolvimento profissional compreendido nas suas dimensões individuais e coletivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras vinculadas ao grupo. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram organizados em três categorias que versavam sobre o desenvolvimento pessoal, o desenvolvimento acadêmico e o desenvolvimento profissional das docentes, sendo possível perceber que a participação no grupo possibilitou a ampliação do olhar das professoras sobre as questões ambientais, o contato com comunidades tradicionais da Amazônia, a autonomia, a liberdade e autoconsciência sobre os processos formativos.

Palavras-chave: Grupema; Educação Ambiental; Desenvolvimento profissional.

 

 

Summary

This article aims to analyze the contributions of the Environmental Research Group (GRUPEMA), linked to the Postgraduate Program Master in Education, from the State University of Pará (UEPA), for teacher training, based on the idea of ​​development professional understood in its individual and collective dimensions. It is a qualitative research that had the semi-structured interview as a data collection technique conducted with two teachers linked to the group. The data obtained from the interviews were organized into three categories related to the personal development, academic development and professional development of the teachers. As results it was possible to perceive that the participation in the group made it possible to broaden the teachers' view on environmental issues, the contact with traditional communities in the Amazon, autonomy, freedom and self-awareness about training processes.

Keywords: Grupema; Environmental education; Professional development.

 

 

 

Biografia do Autor

Fernanda Rocha de Sousa, Ufpa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) na Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de Conhecimento científico e espaços de diversidade da educação em ciências.

E-mail: nanda.roch@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5437-218X

 

Nádia Magalhães da Silva Freitas, Universidade Federal do Pará

Pós-doutora em Ensino e Aprendizagem das Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal do Pará, com atuação no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática.

E-mail: nadiamsf@yahoo.com.br      Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0042-8640

 

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos