Altas habilidades/superdotação-AH/SD e a dupla condição em contexto educacional

High ability/giftedness-AH/SD and the dual condition in an educational context

Autores

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação; Dupla Condição; Inclusão.

Resumo

Este artigo dispõe-se a discutir sobre as Altas habilidades/Superdotação evidenciando as características comuns aos estudantes em situações onde há a prevalência de um quadro de Dupla Condição. A carência de estudos nessa área motivou uma pesquisa nas literaturas que tratam do tema no Brasil, com a intenção de provocar reflexões em âmbito educacional, sobre estas condições que exigem estratégias pedagógicas e cuidados especiais. Além disso, à luz das políticas educacionais vigentes, verificou-se que há obstáculos pelos quais pessoa com AH/SD, e o público-alvo da educação especial em geral vivencia. O tema demanda estudos, formação e pesquisas para que se possam aprimorar conhecimentos, com vistas a garantia de identificação/diagnósticos precisos, atendimento educacional especializado especifico e o suporte pedagógico necessário as suas necessidades.

Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; Dupla Condição; Inclusão.

 

 

Abstract

This article aims to discuss High skills/Giftedness, highlighting the characteristics common to students in situations where there is a prevalence of a Dual Condition. The lack of studies in this area motivated research into the literature that deals with the theme in Brazil, with the intention of provoking reflections in the educational sphere, about these conditions that require pedagogical strategies and special care. Furthermore, in light of current educational policies, it was found that there are obstacles that people with AH/DS, and the target audience for special education in general, experience. The topic demands studies, training and research to improve knowledge, with a view to ensuring accurate identification/diagnosis, specific specialized educational assistance and the pedagogical support necessary for their needs.

Keywords: High Abilities/Giftedness; Double Condition; Inclusion.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmarina Ferreira e Ferreira, ufpa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGDOC/UFPA). Formação inicial em Licenciatura em Pedagogia (2008) e em Física (2017). Especialista em Educação Especial e Inclusiva; Supervisão e Gestão Escolar e Libras: Prática e Tradução/Intérprete. Professora da Educação Básica - Modalidade Educação Especial - SEDUC/SEMEC. E-mail: osmarina.ferreira@iemci.ufpa.br Orcid: https://orcid.org/0009-0000-4610-9448

Elinete Oliveira Raposo, UFPA

Doutora e Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA); É Especialista em Educação Problemas Regionais pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA) tem sua formação Inicial em Licenciatura Plena em Física (1998). Atualmente é Professora Adjunta da UFPA, lotada no IEMCI, atuando na Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) e no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC). Email: elinete@ufpa.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8995-0296

Referências

ALVES, R. J. R.; NAKANO, T. de C. Dupla excepcionalidade: altas habilidades/superdotação nos transtornos neuropsíquicos, neuropsiquiátricos e deficiências. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2021.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal,1988.

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 17, de 3 de julho de 2001, que trata das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. Documento Orientador: execução da ação. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. 2. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva de educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 05 jul. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília: MEC/SECADI, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Decreto 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília: MEC/SECADI, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Lei 12.796 de 4 de abril de 2013. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação de profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília: MEC/SECADI, 2013.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 de julho de 2015.

BRANCHER, V. R.; FREITAS, S. N. (Orgs.). Altas habilidades/superdotação: conversas e ensaios acadêmicos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

DELOU, C. M. C. Lista base de indicadores de superdotação - parâmetros para observação de alunos em sala de aula. 2001. Disponível em:< file:///C:/Users/ADM/Downloads/lista-base-de-indicadores-de-ahs-cristinadelou%20(1). pdf> Acesso em 29 mai. 2022.

DELOU, C. M. C. O papel da família no desenvolvimento de altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D. S. (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: o aluno e a família. v. 3. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

____________. Ensaio Autoral sobre a Trajetória da Educação dos Superdotados no Brasil. 2019. Disponível em: https://conbrasd.org/wp-content/uploads/2021/07/ENSAIO_AUTORAL_DELOU_2019.pdf Acesso 20 ago. 2023.

GARDNER, H. Estruturas da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

HAKIM, C. Superlotação e dupla excepcionalidade: contribuições da neurociência, psicologia e direito aplicado ao tema. Curitiba: Juruá, 2016.

LINHARES, A. M. G. Políticas públicas no município de Piraí/RJ: uma proposta de deliberação para alunos com altas habilidades ou superdotação. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586775/2/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FINAL%20PP-PI%20com%20Ficha.pdf Acesso em:25 set. 2022.

MARTINS, B. A. Sinalizando o aluno com traços de altas habilidades/

superdotação. In: RONDINI, C. A.; REIS, V. L. (Org.). Altas habilidades/superdotação: instrumentais para a identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum. Curitiba: CRV, 2021.

NAKANO, T. C. Altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade. In: RONDINI, C. A.; REIS, V. L. (Org.). Altas habilidades/superdotação: instrumentais para a identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum. Curitiba: CRV, 2021.

NEUMANN, P. A identificação de altas habilidades/superdotação em crianças pequenas: um desafio à educação infantil. In: RIBEIRO, D.; DOMINICO, E.; NUNES, M. A. (Org.). Tecendo olhares e debates na educação infantil: políticas educacionais, diversidade e práticas pedagógicas. Guarapuava: Aprendere, 2019.

NEUMANN, P. A sobre excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação: Overexcitability and education in high abilities or giftedness . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5326. Acesso em: 5 mai. 2023.

OUROFINO, V. T. A. T.; GUIMARÃES, T. G. Estratégias de Identificação do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, D. S. (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. v. 1. Brasília: MEC/SEESP,2007.

PAIM, I. M. Os impactos do enriquecimento escolar e da estimulação da memória operacional sobre o desenvolvimento cognitivo e moral de alunos do ensino médio. 2016. 414 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016.

PEREIRA, M. S. N. Estratégias de promoção da criatividade. In: FLEITH, D. S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: atividades de estimulação de alunos. v. 2. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Encaminhamentos pedagógicos com alunos com altas habilidades/superdotação na educação básica: o cenário brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 109-124, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0104-40602011000300008 Acesso em: 20 de ago. 2020.

PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Altas habilidades/superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2012.

PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Políticas públicas para as altas habilidades/superdotação: incluir ainda é preciso. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 627-640, set./dez. 2014.

PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Manual de identificação de altas habilidades/superdotação. Guarapuava: Apprehendere, 2016.

PISK, F. H. R. (Org). Autismo, superdotação e dupla excepcionalidade. Curitiba: Juruá, 2021.

REIS, V. L.; CAPELLIN, V. L. M. F. Transtorno do espetro do autismo e superdotação: uma revisão integrativa da literatura sobre esta dupla condição. In: PISK, F. H. R. (Org). Autismo, superdotação e dupla excepcionalidade. Curitiba: Juruá, 2021.

RENZULLI, J. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Tradução de Susana Graciela Pérez. Revista Educação, Santa Maria, a. XXVII, v. 52, n. 1, p. 75-131, jan./abr. 2004.

RENZULLI, J. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. In: VIRGOLIM, A. (Org.). Altas habilidades/superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Curitiba: Juruá, 2018. p. 19-36.

RENZULLI, J.; REIS, S. M. Modelo de enriquecimento para toda a escola: um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Tradução de Susana Graciela Pérez. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 539-562, set./dez. 2014.

SABATELLA, M. L. P. Talento e superdotação: problema ou solução? Curitiba: interSaberes, 2013.

VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (Org.) Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus, 2018.

VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/superdotação, um diálogo pedagógico urgente. Curitiba: interSaberes, 2019.

VIRGOLIM, A. M. R. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 581-610, set./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14281/pdf Acesso em: 12 out. 2021.

VIRGOLIM, A. M. R. As vulnerabilidades das altas habilidades e superdotação: questões sociocognitivas e afetivas. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e81543, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/55HDKrpm9R8Sb5SPBPrB3jF/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 mar. 2022.

VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Curitiba: Juruá, 2018.

Downloads

Publicado

14/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 232
  • pdf downloads: 99

Como Citar

FERREIRA, O. F. e; OLIVEIRA RAPOSO, E. Altas habilidades/superdotação-AH/SD e a dupla condição em contexto educacional: High ability/giftedness-AH/SD and the dual condition in an educational context. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7621. Acesso em: 22 nov. 2024.