Altas habilidades/superdotação-AH/SD e a dupla condição em contexto educacional

High ability/giftedness-AH/SD and the dual condition in an educational context

Autores

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação; Dupla Condição; Inclusão.

Resumo

Este artigo dispõe-se a discutir sobre as Altas habilidades/Superdotação evidenciando as características comuns aos estudantes em situações onde há a prevalência de um quadro de Dupla Condição. A carência de estudos nessa área motivou uma pesquisa nas literaturas que tratam do tema no Brasil, com a intenção de provocar reflexões em âmbito educacional, sobre estas condições que exigem estratégias pedagógicas e cuidados especiais. Além disso, à luz das políticas educacionais vigentes, verificou-se que há obstáculos pelos quais pessoa com AH/SD, e o público-alvo da educação especial em geral vivencia. O tema demanda estudos, formação e pesquisas para que se possam aprimorar conhecimentos, com vistas a garantia de identificação/diagnósticos precisos, atendimento educacional especializado especifico e o suporte pedagógico necessário as suas necessidades.

Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; Dupla Condição; Inclusão.

 

 

Abstract

This article aims to discuss High skills/Giftedness, highlighting the characteristics common to students in situations where there is a prevalence of a Dual Condition. The lack of studies in this area motivated research into the literature that deals with the theme in Brazil, with the intention of provoking reflections in the educational sphere, about these conditions that require pedagogical strategies and special care. Furthermore, in light of current educational policies, it was found that there are obstacles that people with AH/DS, and the target audience for special education in general, experience. The topic demands studies, training and research to improve knowledge, with a view to ensuring accurate identification/diagnosis, specific specialized educational assistance and the pedagogical support necessary for their needs.

Keywords: High Abilities/Giftedness; Double Condition; Inclusion.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Osmarina Ferreira e Ferreira, ufpa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGDOC/UFPA). Formação inicial em Licenciatura em Pedagogia (2008) e em Física (2017). Especialista em Educação Especial e Inclusiva; Supervisão e Gestão Escolar e Libras: Prática e Tradução/Intérprete. Professora da Educação Básica - Modalidade Educação Especial - SEDUC/SEMEC. E-mail: osmarina.ferreira@iemci.ufpa.br Orcid: https://orcid.org/0009-0000-4610-9448

Elinete Oliveira Raposo, UFPA

Doutora e Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA); É Especialista em Educação Problemas Regionais pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA) tem sua formação Inicial em Licenciatura Plena em Física (1998). Atualmente é Professora Adjunta da UFPA, lotada no IEMCI, atuando na Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) e no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC). Email: elinete@ufpa.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8995-0296

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Publicado

14/12/2023
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Como Citar

FERREIRA, O. F. e; OLIVEIRA RAPOSO, E. Altas habilidades/superdotação-AH/SD e a dupla condição em contexto educacional: High ability/giftedness-AH/SD and the dual condition in an educational context. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7621. Acesso em: 22 jul. 2024.