Análise dos efeitos de uma proposta de ensino com foco na contribuição das mulheres para a Ciência
Analysis of the effects of a teaching proposal focused on the contribution of women to Science
Palavras-chave:
Mulheres na Ciência; Noções de estudantes; Proposta didáticaResumo
Este estudo apresenta os resultados de uma intervenção didática sobre a contribuição das mulheres para a Ciência, realizada com 23 estudantes do 9º ano de uma escola pública municipal. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida em três etapas: entrevistas iniciais, implementação de uma sequência didática ao longo de sete aulas e aplicação de um questionário dissertativo final, além da realização de um grupo focal. A análise dos dados seguiu a técnica de Análise de Conteúdo, à luz de referenciais sobre gênero e Ciência. Os resultados indicam uma ampliação das referências femininas na Ciência e uma reflexão crítica sobre papéis sociais. Concluímos que a sequência didática foi eficaz ao estimular a revisão de preconceitos e contribuir para a formação de uma visão menos estereotipada da Ciência e dos cientistas.
Palavras-chave: Mulheres na Ciência; Ensino de Ciências; Análise de Conteúdo; Estereótipos de Gênero
Abstract
This study presents the results of a didactic intervention focused on the contribution of women to Science, conducted with 23 ninth-grade students from a public school in the countryside of São Paulo, Brazil. The qualitative research was carried out in three stages: initial interviews, the implementation of a didactic sequence over seven lessons, and the application of a final open-ended questionnaire, in addition to a focus group. Data were analyzed using Content Analysis, based on theoretical frameworks on gender and Science. The results indicate an increase in students' awareness of female scientists and fostered critical reflections on social roles. We conclude that the didactic sequence effectively encouraged the revision of biases and contributed to developing a less stereotypical view of Science and scientists.
Keywords: Women in Science; Science Education; Content Analysis; Gender Stereotypes
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATISTA, Irinéa de Lourdes et al. Gênero feminino e formação de professores na pesquisa em Educação Científica e Matemática no Brasil. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VIII, 2011, Campinas. Anais [...] Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. Disponível em: https://www.uel.br/grupo-pesquisa/ifhiecem/arquivos/BATISTA%20et%20al%202011.pdf Acesso em: 24 out. 2023.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. Tradução Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. [Originalmente publicado em 1949].
BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Secretaria de Educação Fundamental). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Secretaria de Educação Média e Tecnológica). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/ SEF, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.
CACHAPUZ, Antonio et al. A necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CAVALLI, Mariana Bolake; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; BATISTA, Irinéa de Lourdes. A Mulher na Ciência: proposição de uma sequência didática para alunas e alunos dos anos finais do ensino fundamental. In: ESTRADA, Adrian Alvarez; ALVES, Fábio Lopes; DERISSO, José Luis; MALACARNE, Vilmar. O processo de formação do professor. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017.
CORRÊA, Maria Lúcia. Uma intervenção pedagógica na educação básica com potencial de ampliar a visibilidade da produção científica feminina. 2016. 257f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
COUTINHO, Eridan de Medeiros; BRANDÃO FILHO, Sinval Pinto; FURTADO, André Freire. Instituto Aggeu Magalhães: 70 anos de pesquisa e ensino para a saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020. Disponível em: https://www.cpqam.fiocruz.br/uploads/Arquivos/14ac008e-6204-4485-bd5c-84e86b0bb9e2.pdf Acesso em: 19 jan. 2024.
DANTAS, Josué Cláudio de Melo. A percepção do sujeito sobre as questões de gênero a partir do livro didático de Ciências Naturais da 2ª série do Ensino Fundamental. 2008. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2008.
GALASTRI, Luciana. Sexismo na ciência: pesquisadoras são aconselhadas a conseguir um autor (homem) para assinar um estudo com elas. Revista Galileu, 30 abr. 2015. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2015/04/sexismo-na-ciencia-pesquisadoras-sao-aconselhadas-conseguir-um-autor-homem-para-assinar-um-estudo-com-elas.html Acesso em: 19 jan. 2024.
IGNOTOFSKY, Rachel. As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo. Tradução Sonia Augusto. São Paulo: Blucher, 2017.
LA TAILLE, Yves de. Desenvolvimento moral: a polidez segundo as crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 89-119, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Mynmb8RdhxH4RC7hQzCHrqL/?format=pdf&lang=pt#:~:text=A%20polidez%20%C3%A9%20mais%20um,assim%2C%20apontam%20para%20a%20excel%C3%AAncia. Acesso em: 10 fev. 2024.
LETA, Jacqueline. As mulheres na Ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos avançados. São Paulo, v. 17, n. 49, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/F8MbrypqGsJxTzs6msYFp9m/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 fev. 2024.
MENDONÇA, Lêda Glicério. Sobre as invisibilidades: A mulher cientista em filmes de comédia utilizados no ensino de Deontologia e Ética Farmacêutica. 2015. 205f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituição Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 10.ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normatização. Sociologias. Porto Alegre, n. 21, p. 150-182, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/BkRJyv9GszMddwqpncrJvdn/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 18 jan. 2024.
MORO, Cláudia Cristine. A questão de gênero do Ensino de Ciências. 1995. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.
MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. RAC. Curitiba, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/YDnWhSkP3tzfXdb9YRLCPjn/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 fev. 2024.
ROCHA, Marisa Lopes da. Pesquisa-Intervenção e a Produção de Novas Análises. Psicologia Ciência e Profissão, v. 23, n. 4, p. 64-73. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XdM8zW9X3HqHpS8ZwBVxpYN/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 19 jan. 2024.
ROSSINI, Maria Clara. Ela foi a 1ª brasileira negra com PhD em Física e só soube 20 anos depois. Superinteressante, 15 jun. 2021. Mulher cientista. Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/mulher_cientista/ela-foi-1a-brasileira-negra-com-phd-em-fisica-e-so-soube-20-anos-depois Acesso em: 19 jan. 2024.
SANTOS, Paulo Roberto dos. A questão da neutralidade: um debate necessário no ensino de Ciências. 2004. 129f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
SENADO Notícias. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/bertha-lutz Acesso em: 19 jan. 2024.
SILVA, Cármen A. Duarte da et al. Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 207-225, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/QfxvSXHtPz3Pf6GT7DWsk6g/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 23 jan. 2024.
SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Mulheres, Gênero e Ciência: tecendo relações. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz; TEIXEIRA, Filomena. Atravessamentos de gênero, corpos e sexualidades: linguagens, apelos, desejos, possibilidades e desafios... Rio Grande: Editora da FURG, 2016, p. 41-115.
TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza; COSTA, Paola Zarrella da. Impressões de estudantes universitários sobre a presença das mulheres na Ciência. Ensaio. Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 217-234, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/knbQ5nBGg64phkkPPg8hfKt/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 18 jan. 2024.
UNICENTRO Paraná. Disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2022/08/19/9278/ Acesso em: 19 jan. 2024.
ZÔMPERO, Andreia de Freitas; ARRUDA, Sergio de Mello; GARCIA, Maria de Fátima Lopes. Estudo comparativo sobre concepções de Ciência e cientista entre alunos do Ensino Fundamental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, V, 2005, Bauru, SP. Anais [...] São Paulo: ENPEC, 2005.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 20
- pdf downloads: 29