A ordem do discurso pedagógico e o dispositivo de inclusão escolar

The order of pedagogical discourse and the school inclusion device

Autores

Palavras-chave:

alteridade, dispositivo de inclusão escolar, educação, ordem do discurso pedagógico

Resumo

Resumo Este artigo interroga efeitos da articulação entre a ordem do discurso pedagógico atual e o dispositivo de inclusão escolar. O objetivo é problematizar o estatuto de verdade instituído pelo discurso pedagógico sobre a inclusão escolar. De matriz epistemológica pós-estruturalista, a metodologia recorreu à caixa de ferramentas foucaultiana, notadamente, os princípios da arqueogenealogia, que possibilitam analisar as condições de possibilidade de emergência do enunciado inclusão. A genealogia, por sua vez, possibilita problematizar efeitos decorrentes de sua inserção na ordem do discurso pedagógico brasileiro estabelecendo-se a relação saber-poder. Argumenta-se, à guisa de conclusões, que se engendrou um dispositivo de inclusão escolar, por meio do qual todos são incluídos para serem subjetivamente produzidos como sujeitos governáveis, adaptados às demandas do neoliberalismo global.

Palavras-chave: Alteridade; Dispositivo de Inclusão escolar; Educação; Ordem do discurso pedagógico.

 

 

Abstract This article interrogates the effects of the articulation between the order of the current pedagogical discourse and the school inclusion device. The objective is to problematize the status of truth established by the pedagogical discourse on school inclusion. Within a post-structuralist epistemological perspective, the methodology used the Foucaultian toolbox, notably the principles of archaeogenealogy, which make it possible to analyze the conditions of possibility for the emergence of the statement inclusion. Genealogy, in turn, makes it possible to problematize effects arising from its insertion into the order of Brazilian pedagogical discourse, establishing the relationship between knowledge and power. It is argued, by way of conclusions, that a school inclusion device was created, through which everyone is included to be subjectively produced as governable subjects, adapted to the demands of global neoliberalism.

Key words: Alterity; School Inclusion Device; Education; Order of pedagogical discourse.

             

 

 

 

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Biografia do Autor

Amarildo Inácio dos Santos, Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Educação, professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Paraná – Campus Pitanga.

e-mail: amarildo.santos@ifpr.edu.br     Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9582-9791.

 

 

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Publicado

18/11/2024
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Como Citar

DOS SANTOS, A. I. A ordem do discurso pedagógico e o dispositivo de inclusão escolar: The order of pedagogical discourse and the school inclusion device . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9341. Acesso em: 22 dez. 2024.