As contribuições da análise do comportamento aplicada para inclusão escolar de alunos com diagnóstico de transtorno do espectro autista

The contributions of applied behavior analysis to the school inclusion of students diagnosed with autism spectrum disorder

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Analise do comportamento Aplicada, Inclusão Escolar

Resumo

As políticas de educação no Brasil lidam com a necessidade constante de construir mecanismos e adotar metodologias que consigam garantir a inclusão de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro autista (TEA), visto que a presença de crianças com TEA está sendo cada vez mais comum nas escolas. Para isso, o conhecimento sobre o TEA e sobre metodologias específicas que possam auxiliar no manejo do processo de ensino e aprendizagem desses estudantes são fundamentais. A Análise do comportamento Aplicada (ABA) se constitui como uma ciência baseada em evidências bastante utilizada em casos de autismo, tanto no ambiente clínico como escolar. Diante disso, esse estudo busca apresentar, a partir de estudo teórico, a relevância da ABA para inclusão escolar e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com autismo.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Análise do Comportamento Aplicada; Inclusão Escolar.

 

 

Abstract

Education policies in Brazil address the constant need to develop mechanisms and adopt methodologies that ensure the inclusion of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), as the presence of children with ASD is becoming increasingly common in schools. Therefore, knowledge about ASD and specific methodologies that can aid in managing the teaching and learning process for these students is fundamental. Applied Behavior Analysis (ABA) is a science based on evidence that is widely used in autism cases, both in clinical and educational settings. In this context, this study aims to present, through theoretical research, the relevance of ABA for school inclusion and its contributions to the teaching and learning process for students with autism.

Keywords: Autism Spectrum Disorder; Applied Behavior Analysis; School inclusion.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Francisca Bruna Pereira Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Psicóloga, Mestre em Psicologia e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Orientadora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Sobral - CE. Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Ibiapaba (FAEDI).

E-mail: brunafariaspsicologa@gmail.com.

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2973-5070.

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Publicado

27/12/2024
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Como Citar

PEREIRA FARIAS, F. B. As contribuições da análise do comportamento aplicada para inclusão escolar de alunos com diagnóstico de transtorno do espectro autista : The contributions of applied behavior analysis to the school inclusion of students diagnosed with autism spectrum disorder . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9316. Acesso em: 21 jan. 2025.