O Uso da Tecnologia Touchscreen na Aprendizagem do Teorema de Tales: Um Estudo Observacional com Estudantes de Escola Pública

The Use of Touchscreen Technology in Learning the Theorem of Thales: An Observational Study with Students from Public Schools

Autores

Palavras-chave:

Touchscreen; Smartphone; GeoGebra; Teorema de Tales.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar se o uso de tecnologia touchscreen com o auxílio do GeoGebra pode contribuir para a aprendizagem das propriedades do Teorema de Tales. Essa pesquisa é qualitativa baseada em observações, na qual participaram duas turmas de nono ano de uma escola pública de Londrina-PR, uma com 21 alunos (48%) e a outra com 22 (51%), totalizando 43 alunos. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram compreender e aplicar as propriedades relacionadas ao Teorema de Tales, percebendo também as regularidades existentes. Além disso, a tecnologia touchscreen e o software GeoGebra teve potencial para contribuir para o ensino do Teorema de Tales, possibilitando aos estudantes a construção do passo a passo de suas propriedades.

Palavras-chave: Touchscreen; Smartphone; GeoGebra; Teorema de Tales.

 

Abstract

This article aims to investigate if the use of touchscreen technology with the help of GeoGebra can contribute to the learning of the properties of the Tales Theorem. This is a qualitative research based on observations, in which two classes of ninth grade of a public school in Londrina-PR participated, one with 21 students (48%) and the other with 22 (51%), totaling 43 students. The results showed that the students were able to understand and apply the properties related to the Tales Theorem, also perceiving the existing regularities. In addition, the touchscreen technology and GeoGebra software had potential to contribute to the teaching of the Tales Theorem, enabling students to build their properties step by step.

Keywords: Touchscreen; Smartphone; GeoGebra, Thales’ theorem.

 

 

 

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Biografia do Autor

Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, UTFPR

Doutorando do programa de Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Ponta Grossa; Mestre pelo programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina - Cornélio Procópio (2019); Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2016); Licenciado em Física PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) pela Universidade Estadual de Londrina (2018); Licenciado em Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (2012). Tem interesse em Tecnologia móveis para contribuir para o ensino de Estatística e Matemática; Smartphone; Realidade Aumentada; Livro Aumentado; GeoGebra. E-mail: augustogarciadomingues@hotmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7023-7199.

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Publicado

28/10/2024
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Como Citar

DOMINGUES, M. A. F. G. O Uso da Tecnologia Touchscreen na Aprendizagem do Teorema de Tales: Um Estudo Observacional com Estudantes de Escola Pública: The Use of Touchscreen Technology in Learning the Theorem of Thales: An Observational Study with Students from Public Schools. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9300. Acesso em: 26 dez. 2024.