Adoção de metodologias ágeis na gestão escolar pública em educação de jovens e adultos (EJA): desafios e perspectivas

Adoption of agile methodologies in public school management in youth and adult education (YAE): challenges and perspectives

Autores

Resumo

As metodologias ágeis surgem como alternativa aos modelos tradicionais, sendo um framework promissor para otimizar os processos do gestor escolar público. Esta pesquisa investigou quais os desafios para sua implementação na gestão escolar pública em EJA, identificando-os e as perspectivas, a partir da sua adoção, por meio do método Kanban e da ferramenta Trello, na Secretaria Escolar. A adaptação foi lenta e revelou desconhecimento da abordagem, dificuldades à mudança de cultura organizacional e uso adequado de recursos tecnológicos. A metodologia possibilitou ao gestor e à sua equipe registrar e visualizar o fluxo do trabalho, bem como agilizar a execução das tarefas. O estudo foi conduzido por procedimento de estudo de caso com abordagem qualitativa, visando explorar e compreender aspectos subjetivos e contextuais do fenômeno estudado, além da interpretação dos significados e das experiências dos participantes.

Palavras-chave: Metodologias ágeis; Gestão escolar pública; Educação de jovens e adultos.

  Abstract

Agile methodologies emerge as an alternative to traditional models, serving as a promising framework to optimize the processes of public school management. This research investigated the challenges for its implementation in public school management for Adult Education (EJA), identifying these challenges and the perspectives arising from its adoption through the Kanban method and the Trello tool in the School Office. The adaptation process was slow and revealed a lack of understanding of the approach, difficulties in changing organizational culture, and the proper use of technological resources. The methodology enabled the manager and their team to record and visualize the workflow and expedite task execution. The study was conducted using a case study procedure with a qualitative approach to explore and understand the subjective and contextual aspects of the phenomenon studied, interpreting the meanings and experiences of the participants.

Keywords: Agile methodologies; Public school management; Adult and youth education.

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Biografia do Autor

Benedito Rodrigues Barbosa Filho, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão e Supervisão Escolar pelo Instituto de Ensino Superior São Judas Tadeu (Teresina-PI). Mestre em Educação em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Professor de Informática do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Bahia Campus Jequié.

 

Marta Miranda, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Uneb/BA (2018); Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará; Bolsista CAPES/BRASIL - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG); Pós-Doutorado Estratégico; Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Uneb/BA (2013); Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, Uneb/BA.

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

BARBOSA FILHO, B. R.; SILVA, M. R. F. de A. M. Adoção de metodologias ágeis na gestão escolar pública em educação de jovens e adultos (EJA): desafios e perspectivas: Adoption of agile methodologies in public school management in youth and adult education (YAE): challenges and perspectives. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9283. Acesso em: 18 dez. 2025.