Tecnologia da Informação e Comunicação na promoção da Educação Inclusiva em ambientes hospitalares

Information and Communication Technology to promote Inclusive Education in hospital environments

Autores

Palavras-chave:

Educação Hospitalar; Tecnologias; Inclusão; Aprendizagem.

Resumo

Este artigo aborda a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação inclusiva em ambientes hospitalares. A integração dessas tecnologias é fundamental para garantir o acesso ao conhecimento e estimular o desenvolvimento de habilidades em crianças e adolescentes hospitalizados. A formação contínua dos professores é essencial para o uso eficaz e inovador das tecnologias. Ferramentas como tablets, computadores e realidade virtual tornam o ensino mais dinâmico e acessível, respeitando as limitações individuais dos alunos. As tecnologias também facilitam a comunicação entre profissionais de saúde, educadores e familiares, promovendo uma abordagem colaborativa. É essencial supervisionar e adaptar o uso das tecnologias às necessidades dos alunos, garantindo uma educação inclusiva e de qualidade.

Palavras-chave: Educação Hospitalar; Tecnologias; Inclusão.

 

Abstract

This article discusses the importance of Information and Communication Technologies in inclusive education in hospital environments. The integration of these technologies is fundamental to guaranteeing access to knowledge and stimulating the development of skills in hospitalized children and adolescents. Ongoing teacher training is essential for the effective and innovative use of technologies. Tools such as tablets, computers and virtual reality make teaching more dynamic and accessible, while respecting students' individual limitations. Technologies also facilitate communication between health professionals, educators and family members, promoting a collaborative approach. It is essential to supervise and adapt the use of technologies to the needs of students, guaranteeing inclusive, quality education.

Keywords: Hospital Education; Technologies; Inclusion.

 

 

 

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Biografia do Autor

Adriana Butka Markoski, Unespar

Graduada em Letras Portugues/Inglês. Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranaguá. Professora de linguagens do SAREH (Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar) da Secretaria do estado da Educação do Paraná. E-mail: adriana.butka.unespar.t4@gmail.com     ORCID: https://orcid.org/0009-0009-9901-7825

 

 

keli Casagrande, Unespar

Pedagoga. Mestre em Educação Inclusiva (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI) pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranaguá. Professora de Sala de Recursos de Aprendizagem na modalidade da Educação Especial na Prefeitura Municipal de Curitiba (PR). E-mail: kelicasagrande@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9898-8842

 

Leociléa Aparecida Vieira, Unespar

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Paranaguá e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). E--mail: leocilea.vieira@unespar.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3879-4518

 

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Publicado

10/11/2024
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Como Citar

BUTKA MARKOSKI, A.; CASAGRANDE, keli; APARECIDA VIEIRA, L. Tecnologia da Informação e Comunicação na promoção da Educação Inclusiva em ambientes hospitalares: Information and Communication Technology to promote Inclusive Education in hospital environments. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9269. Acesso em: 8 dez. 2024.