Apresentação do Dossiê: Infâncias e Diversidades: Crianças, Culturas, Educação E Políticas Públicas

Presentación de Dossier: Infancias y Diversidades: Infancia, Culturas, Educación y Políticas Públicas

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Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Este dossiê denominado de  Infâncias E Diversidades: Crianças, Culturas, Educação e Políticas Públicas Tem sua origem em um sonho que em alguns momentos parecia distante, mas que hoje é uma realidade a Rede de Estudos e Pesquisas com e sobre Infâncias e Crianças da Amazônia – SAMAÚMA que envolve diversos pesquisadores de universidade da região norte (Pará, Amapá, Acre,  Rondônia, Amazonas)  e  busca promover a visibilidade dos estudos e pesquisas sobre infâncias e crianças da Amazônia e suas condições de vida, com atenção às políticas públicas e sua atuação na garantia de direitos. Hoje não apenas uma rede de pesquisa, mas acima de tudo uma rede de afetos, de amizades e ajuda mútua, não nos sentimos mais tão isolados na nossa imensidão territorial, pois temos com quem contar, falar, refletir, construir teoria, pesquisar e esperançar.

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Biografia do Autor

Tânia Regina Lobato dos Santos , UEPA

D­­outora em Educação, profª Titular e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade do Estado do Pará. Líder do GP Infância, Cultura e Educação e Vice-Lider do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. E-mail: tania2lobato@gmail.com. ORCID: 

https://orcid.org/0009-0006-7188-4386

Dayse Leite Pereira, UFPA

Mestre em Geografia, Pedagoga da Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Altamira,  Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED da Universidade do Estado do Pará, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente-GEPIAFD. E- mail: dayseleite@ufpa.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8236-7639

Leia Gonçalves de Freitas, UFPA

Professora da Faculdade de Educação/UFPA. Vice Coordenadora e  Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade (PPGEtno/UFPA).  Líder do Grupo dePesquisa Infâncias Amazônica e Formação Docente – GEPIAFD. E-mail:leiafreitas@ufpa.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1852-1106

Simei de Amorim Santos Andrade, UFPA

Pós-Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UniversidadeFederal do Pará (2020). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católicade Minas Gerais (2018). Mestra em Educação pela Universidade Adventista de SãoPaulo (2005). É professora efetiva da Universidade Federal do Pará/Instituto deCiências da Arte, atuando no curso de Licenciatura em Dança, da Faculdade deDança – FADAN e no Programa de Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES.Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos – NUPEIA (UFPA/CNPq), associadoà Rede Emíli@ de Pesquisa. É membro da Asociación Latinoamericana deSociología – ALAS.E-mail: simeiandrade@ufpa.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7281-3946

 

 

Referências

Não se aplica

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

LOBATO DOS SANTOS , T. R.; LEITE PEREIRA, D.; GONÇALVES DE FREITAS, L.; DE AMORIM SANTOS ANDRADE, S. Apresentação do Dossiê: Infâncias e Diversidades: Crianças, Culturas, Educação E Políticas Públicas: Presentación de Dossier: Infancias y Diversidades: Infancia, Culturas, Educación y Políticas Públicas. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9171. Acesso em: 22 dez. 2024.

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