Inserção de psicólogos/as nos Institutos Federais como referência para implementação da Lei n.º 13.935/2019 na educação básica: revisão sistemática

Insertion of psychologists in federal institutes as a reference for the implementation of Law no. 13.935/2019 in basic education: a systematic review

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Institutos Federais, Lei n.º 13.935/2019

Resumo

O artigo problematiza o campo de atuação profissional dos psicólogos, alargada com a aprovação da Lei n.º 13.935/2019, que normatiza a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, regularizados em âmbito nacional nas equipes multiprofissionais. A análise aqui proposta ancora-se em abordagem qualitativa e recorre à pesquisa documental e à revisão sistemática de teses e dissertações em Educação e em Psicologia produzidas no Brasil entre 2008 e 2023, com foco nas atribuições dos psicólogos, que contribuem para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de educação nas instituições federais de educação profissional. A análise indica que a inserção dos profissionais de psicologia nos Institutos Federais deve ser fundamentada em um trabalho coletivo e que pode se constituir em referência para a implementação da Lei n.º 13.935/2019.

Palavras-chave: Psicologia Escolar; Institutos Federais, Lei n.º 13.935/2019.

 

Abstract

The article problematizes the professional field of psychologists, which has been expanded with the enactment of Law No. 13.935/2019, which regulates the provision of psychology and social services in public basic education networks, standardized nationally within multiprofessional teams. The proposed analysis is grounded in a qualitative approach and utilizes documentary research and systematic review of theses and dissertations in Education and Psychology produced in Brazil between 2008 and 2023, with a focus on the roles of psychologists, which contribute to improving the working conditions of education professionals in federal vocational education institutions. The analysis indicates that the inclusion of psychology professionals in Federal Institutes should be based on collective work and can serve as a reference for the implementation of Law No. 13.935/2019.

Keywords: School Psychology; Federal Institutes; Law n.º 13.935/2019.

             

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Biografia do Autor

Carla Renata Capilé Silva, UFGD/IFMS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004-2008). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013-2015). É psicóloga efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (2011-atual), campus Dourados. Atualmente cursa o doutorado em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com bolsa CAPES.

Orcid: https://orcid.org/0009-0005-8288-2709 E-mail: carlacapile@gmail.com

Andréia Nunes Militão , UEMS

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e a Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (REDECENTRO).

https://orcid.org/0000-0002-1494-8375. E-mail: andreiamilitao@uems.br e andreiamilitao@ufgd.edu.br.

 

 

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

CAPILÉ SILVA, C. R.; NUNES MILITÃO , A. Inserção de psicólogos/as nos Institutos Federais como referência para implementação da Lei n.º 13.935/2019 na educação básica: revisão sistemática: Insertion of psychologists in federal institutes as a reference for the implementation of Law no. 13.935/2019 in basic education: a systematic review. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9161. Acesso em: 28 out. 2024.