Ser professor em tempos de BNCC: pela reafirmação de um conceito

Being a teacher in BNCC times: for a reaffirmation of a concept

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, BNCC, Formação de Professores

Resumo

O texto investiga a BNCC como instrumento normativo forjado no contexto de reestruturação produtiva, consolidado no Brasil a partir de 1990. Problematiza o que se tem concebido como formação docente nos cursos de licenciatura do país, reivindicando a defesa de um professor sujeito da história, cujo processo formativo multidimensional se contrapõe à racionalidade neoliberal e sua materialização no ambiente escolar, por meio da pedagogia das competências. Afirma as diferenças entre ser professor e operacionalizar um currículo, além de denunciar os discursos favoráveis à formação do profissional competente que dá aulas, identificando-os como produtores da hegemonia e do consenso. Defende, por fim, a formação do professor autor e ator, capaz de cumprir a tarefa histórica e social de ensinar, lutar pela escola pública e militar pela construção de uma sociedade mais justa e humana.

Palavras-chave: Políticas Educacionais; BNCC; Formação de Professores

 

Abstract

The text investigates the BNCC (Brazilian National Curricular Common Base) as a normative instrument forged in the context of productive restructuring, consolidated in Brazil from the 1990’s onwards. It problematizes what has been conceived as teacher education in the country's teacher education courses, advocating for the defense of a teacher as a subject of history, whose multidimensional formative process opposes neoliberal rationality and its materialization in the school environment through the pedagogy of competencies. It asserts the differences between being a teacher and operationalizing a curriculum and denounces discourses favorable to the formation of the competent professional who teaches, identifying them as producers of hegemony and consensus. Finally, it defends the formation of the teacher as an author and an actor, capable of fulfilling the historical and social task of teaching, fighting for public education, and advocating for the construction of a fairer and more human society.

Keywords: Educational Politic; BNCC; Teacher Education Course

 

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Biografia do Autor

Ligiane Aparecida da Silva, UFMS

Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: ligiane.silva@ufms.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3368-0415.

Mario Borges Netto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: mario.netto@ufu.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5277-5789.

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

APARECIDA DA SILVA, L.; BORGES NETTO, M. Ser professor em tempos de BNCC: pela reafirmação de um conceito: Being a teacher in BNCC times: for a reaffirmation of a concept. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9158. Acesso em: 28 out. 2024.