EaDização como Projeto de Formação de Professores: a formação do pedagogo no Estado de Mato Grosso do Sul

Eadization as a Teacher Education Project: Pedagogue education in the State of Mato Grosso do Sul

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação de Professores, Cursos EaD, Curso de Pedagogia

Resumo

A política de ampliação da formação de pedagogos via plataformas digitais é o objeto deste trabalho. Objetiva compreender a vinculação da política de formação de professores no Estado de Mato Grosso do Sul com a iniciativa privada, e os movimentos dessa política. O trabalho estrutura-se por meio de exercício analítico-crítico com aporte na Análise Documental, considerando levantamento da oferta do Curso de Pedagogia no Estado, com regulamentação do sistema federal de Ensino Superior. Reconhece a existência objetiva de estruturas e modelos institucionais que viabilizam um projeto consistente de formação docente, coexistente com estruturas e modelos institucionais que possibilitam essa formação de forma desarticulada de um projeto de formação. Portanto, viabiliza uma constante política de negação do acesso à qualificada formação técnica, científico-pedagógica e sociopolítica do professor.

Palavras-chave: Trabalho docente; Formação de Professores; Cursos EaD; Curso de Pedagogia.

 

Abstract

Policy of expanding pedagogues’ education via digital platforms is the object of this work. It aims at understanding the link between teacher education policy in the State of Mato Grosso do Sul and the private, sector and the movements of this policy. The work is structured through analytical-critical exercise with input from Documentary Analysis, considering survey of Pedagogy Course offer in the State, regulated by the federal Higher Education system. It recognizes the objective existence of institutional structures and models that enable a consistent teacher education project, coexisting with institutional structures and models that enable this training in a disjointed way from a training project. Therefore, it enables a constant policy of denying access to qualified technical, scientific-pedagogical, and socio-political education for teachers.

Keywords: Teaching work; Teacher education; Distance Learning Courses; Pedagogy Faculty.

             

 

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Biografia do Autor

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu_CPTL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL. E-mail: pfgiareta27@yahoo.com.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0649- 4756

Valdeci Luiz Fontoura dos Santos , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em educação pela UNESP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. E-mail: valdeci.fontoura@ufms.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7405- 8251

Vera Luísa de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em educação pela UNESP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. E-mail: vera.luisa@ufms.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2802- 7996

 

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

GIARETA, P. F.; SANTOS , V. L. F. dos; SOUSA, V. L. de. EaDização como Projeto de Formação de Professores: a formação do pedagogo no Estado de Mato Grosso do Sul: Eadization as a Teacher Education Project: Pedagogue education in the State of Mato Grosso do Sul . Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9144. Acesso em: 26 dez. 2024.