EaDização como Projeto de Formação de Professores: a formação do pedagogo no Estado de Mato Grosso do Sul
Eadization as a Teacher Education Project: Pedagogue education in the State of Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Trabalho docente, Formação de Professores, Cursos EaD, Curso de PedagogiaResumo
A política de ampliação da formação de pedagogos via plataformas digitais é o objeto deste trabalho. Objetiva compreender a vinculação da política de formação de professores no Estado de Mato Grosso do Sul com a iniciativa privada, e os movimentos dessa política. O trabalho estrutura-se por meio de exercício analítico-crítico com aporte na Análise Documental, considerando levantamento da oferta do Curso de Pedagogia no Estado, com regulamentação do sistema federal de Ensino Superior. Reconhece a existência objetiva de estruturas e modelos institucionais que viabilizam um projeto consistente de formação docente, coexistente com estruturas e modelos institucionais que possibilitam essa formação de forma desarticulada de um projeto de formação. Portanto, viabiliza uma constante política de negação do acesso à qualificada formação técnica, científico-pedagógica e sociopolítica do professor.
Palavras-chave: Trabalho docente; Formação de Professores; Cursos EaD; Curso de Pedagogia.
Abstract
Policy of expanding pedagogues’ education via digital platforms is the object of this work. It aims at understanding the link between teacher education policy in the State of Mato Grosso do Sul and the private, sector and the movements of this policy. The work is structured through analytical-critical exercise with input from Documentary Analysis, considering survey of Pedagogy Course offer in the State, regulated by the federal Higher Education system. It recognizes the objective existence of institutional structures and models that enable a consistent teacher education project, coexisting with institutional structures and models that enable this training in a disjointed way from a training project. Therefore, it enables a constant policy of denying access to qualified technical, scientific-pedagogical, and socio-political education for teachers.
Keywords: Teaching work; Teacher education; Distance Learning Courses; Pedagogy Faculty.
Downloads
Referências
AVILA, A. B.; TITTON, M.; EVANGELISTA, O. Desterro docente e formação humana nos governos petistas. In.: EVANGELISTA, O. et al (Orgs). Desventura dos professores na formação para o capital. Campinas: Mercado de Letras, p. 19-60, 2019.
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001a. Disponível em: https://proplan.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/7/2014/09/Portaria-n%C2%B0-2.253-de-18-de-outubro-de-2001.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 10172, de 9 de janeiro de 2001b. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 120-A, edição extra, p. 1-7, 26 jun. 2014.
BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição n° 55, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2016.
BRASIL. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019a. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNCFormação).
BRASIL. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019b. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cusos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
CASAGRANDE, A. L.; MAIESKI, A.; ALONSO, K. M. As contingências e condições objetivas da "eadização" do Ensino Superior presencial. Educ. Soc., Campinas, v. 43, e261767, 2022. https://doi.org/10.1590/ES.261767
CUNHA, M. I. Sala de Aula: espaço de inovações e formação docente. In: ENRICONE, D.; Grillo, M. (org.). Educação superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005, p. 71-82.
EVANGELISTA, O.; SEKI, A. K.; SOUZA, A. G.; TITTON, M. AVILA, A. B. (Orgs). Desventura dos professores na formação para o capital. Campinas: Mercado de Letras, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 40ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GIARETA, P. F.; ZILIANI, A. C. M.; SILVA, L. A. da. A BNC-formação e a formação docente em cursos de licenciatura na Universidade Brasileira: a formação do professor intelectual em disputa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, p. 1-20, 2023
GIARETA, P. F. Função social da universidade: reflexos do pacto proposto pela Unesco na pedagogia universitária para formação de professores. [Tese] Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
GIARETA, P. F.; SANTOS, V. L. F.; PETEK, J. B. A influência internacional sobre a pedagogia universitária para formação do pedagogo e sua caracterização na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul. Revista Educação em Perspectiva. Viçosa, v. 9, nº 2, p. 313-329, 2018.
INSTITUTO SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil – 2023, 13ª ed. 2023. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-13/download/. Acesso em: 01 mar. 2024.
MASETTO, M. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 1998.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, nº 40, p. 143-155, 2009.
SAVIANI, D. O legado educacional do regime militar. Cad. Cedes. Campinas, vol. 28, nº 76, p. 291-312, 2008.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 2ª ed. São Paulo: Cortez – Autores Associados, 1991.
SAVIANI, D. Marxismo, Educação e Pedagogia. In.: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015, p. 59-85
SEKI, A. K.; SOUZA, A. G.; EVANGELISTA, O. O crescimento perverso das licenciaturas privadas. In.: EVANGELISTA, O. et al. (Orgs). Desventura dos professores na formação para o capital. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 19-60.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. (org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003, p. 71-89.
SGUISSARDI, V. Universidade Brasileira no Século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, K. A. C. P. C. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011.
SOUSA, V. L.; GIARETA, P. F.; FONTOURA DOS SANTOS, V. L. As concepções de pesquisa e extensão presentes no projeto pedagógico do curso de pedagogia da UFMS/ CPTL: The conceptions of research and extension present in the pedagogical project of the pedagogy course at UFMS/CPTL. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 1-16, 2023.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. Nº 14, p. 61-193, 2000.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 54
- pdf downloads: 47