O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e sua articulação com a formação continuada nos municípios do Paraná

The National Education Plan (2014-2024) and its articulation with continuous education in municipalities of the state of Paraná

Autores

Palavras-chave:

: Formação de Professores. Políticas de Formação Docente. Plano Nacional de Educação.

Resumo

O artigo discute os limites e as intencionalidades, no campo de formação de professores, frente ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, desde as redes municipais, no estado do Paraná. A partir do problema de pesquisa, o objetivo é discutir as relações entre o PNE e sua integração com a formação continuada de professores da rede pública dos municípios paranaenses. A metodologia é de abordagem quali-quantitativa, os dados foram coletados por meio de questionários, tendo como participantes 43 secretarias. Conclui-se que o PNE é articulado à formação de professores, por meio da capacitação e formação; plano de carreira; metas e estratégias; currículo; monitoramento/avaliação. A partir disso, percebe-se uma lógica neoliberal, de caráter gerencialista, em que há responsabilização, qualidade reduzida a índices, tornando a formação de professores pragmática e performativa.

Palavras-chave: Formação de Professores. Políticas de Formação Docente. Plano Nacional de Educação.

 

Abstract

This article discusses the limits and intentions, regarding teachers’ education, in relation to the National Education Plan (PNE – Plano Nacional de Educação) 2014-2024 in municipal education networks in the state of Paraná. From the research problem, it aims to discuss the relationship between the PNE and its integration with the continuous development of teachers in the public network of the state of Paraná. The methodology follows a qualitative-quantitative approach, and the data was collected using questionnaires. The participants included 43 secretaries. We concluded that the PNE is articulated the teachers’ development through qualification and professional education, career plan, targets and strategies, curriculum, and monitoring/assessment. Such findings, suggest the presence of neoliberal logic, following a managerial model, in which there is responsibilization and quality measured by indices, which makes teachers’ education pragmatic and performative.

Keywords: Teachers’ Education. Teachers’ Education Policies. National Education Plan.

 

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Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, UEPG

Pedagoga, mestre em educação/Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Doutora em educação/Universidade Estadual Paulista (UNESP)- Araraquara/SP. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação/UEPG. Líder grupo de pesquisa sobre Trabalho Docente (GEPTRADO). Membro GT8 ANPED. Vice-presidente ANFOPE/SUL. E-mail: tozettosusana@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1696-677X 

 

Tuany Cristina Carvalho Santos, UEPG

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho Docente na Contemporaneidade (GEPForT) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. E-mail: tuanycarvalho09@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0937-7387

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

TOZETTO, S. S.; SANTOS, T. . C. C. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e sua articulação com a formação continuada nos municípios do Paraná: The National Education Plan (2014-2024) and its articulation with continuous education in municipalities of the state of Paraná. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9140. Acesso em: 28 out. 2024.