Páginas da biodiversidade: QRCodes como Tecnologias de Educação Ambiental informal

Pages of Biodiversity: QR Codes as a tool for informal environmental education

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Divulgação científica, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

O projeto de extensão “Páginas da Biodiversidade” tem o objetivo de disseminar informações sobre biodiversidade por meio de roteiros na internet apresentados com QRCodes e disponibilizados em locais de visitação pública. O presente artigo descreve uma ação do projeto e avalia o alcance das ferramentas de aprendizado habilitadas por QR Codes para aprimorar a aquisição de conhecimento dos visitantes do Aquário de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Foram registrados 236 acessos às páginas do projeto em 66 dias em que 40 impressões de QR codes ficaram expostas no Aquário. Foram acessadas em média 3,5 páginas por dia e 105 por mês. Os acessos foram feitos por 154 dispositivos diferentes. A utilização de links direcionado com QRCodes impressos traz uma perspectiva interativa e inovadora ao visitante usando seu smartphone como ferramenta de aprendizagem sobre o mundo natural.

Palavras-chave: Educação ambiental; Divulgação científica; Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

Abstract

The objective of the Project Páginas da Biodiversidade (Biodiversity Pages extension project) is to disseminate information about biodiversity through internet tours mediated by QR Codes available at public sites. This article describes a project's activity and evaluated the scope of QR Code as learning tools to improve the knowledge acquisition of visitors to the Paranaguá Aquarium, Paraná coast. A total of 236 webpages acesses were recorded over 66-day period which 40 QR code prints were on display. The average number of hits was 3.5 per day and 105 per month. Accesses were made from 154 different devices. The utilisation of targeted links accompanied by printed QR codes introduces an interactive and innovative dimension to the visitor experience, utilizing their smartphone as a tool for learning about the natural world.

Key-words: Environmental education; Scientific Communication; Information and Communication Technologies

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela de Sá Leal, UFPR

Técnica em Informática pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Avançado Goioerê, graduanda no Bacharelado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Litoral e integrante do grupo de pesquisa Biodiversidade de Ecossistemas Subtropicais. E-mail: isabela.leal@ufpr.br. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-3756-2838

 

Luiz Augusto Macedo Mestre, UFPR

Doutor em Ecologia pela South Dakota State University (Estados Unidos), Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em Geoprocessamento (PUC Minas). Professor Associado da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, Matinhos, PR. Está lotado na câmara do curso de Bacharelado em Ciências Ambientais e é professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da UFPR Litoral. E-mail: luiz.mestre@ufpr.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8699-4397

 

Referências

BAPTISTA, L.; MOREIRA, J. C. Simbiose entre tecnologia móvel e patrimônio natural: uma proposta pedagógica. Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 10, n. 2, 2017.

Baptista, C. S.; Rocha, M. B. Diálogos entre Educação Ambiental e Educação Inclusiva: uma análise a partir de dissertações e teses brasileiras. Revista Cocar, v.19 n.37, p.1-20, 2023.

CHEN, Y. S.; KAO, T. C.; SHEU, J. P. A Mobile learning system for scaffolding bird watching learning. Journal of Computer Assisted Learning, v. 19 , n1., p. 347–359, 2003.

Dressler, V. A., & Kan, K. H. Mediating Museum Display and Technology: A Case Study of an International Exhibition Incorporating QR Codes. Journal of Museum Education, v. 43, n. 2, p. 159–170, 2018.

Durak, G., Ozkeskın, E. E., & Ataızı, M. (2016). QR Codes in Education and Comunication. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 17, n. 2, 2016.

Fujihara, J. R. P; Garcia, P.H.M.; Andrade, E. S. Metodologias ativas e Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino-aprendizagem de educação ambiental: concepções, uso e resultados na educação básica. Revista Cocar, n.23, p.1-19, 2024.

HSIN-CHIH, L.; CHANG, C.; LI; FAN, Y.; WU, Y. The implementation of mobile learning in outdoor education: Application of QR codes. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 2, p. 57-62, 2013.

Lai, H., Chang, C., Li, W., Fan, Y., Wu, Y. The implementation of mobile learning in outdoor education: Application of QR codes. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 2, p . 57-62, 2013.

Law, C.; So, S. QR Codes in Education. Journal of Educational Technology Development and Exchange, v.3, n. 1. p. 85-100, 2010.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. As Macrotendências Político-pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira. Ambiente e Sociedade. São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.

Lee, Jun-Ki; Lee, Il-Sun; Kwon, Yong-Ju. Scan & Learn! Use of Quick Response Codes & Smartphones in a Biology Field Study. The American Biology Teacher, v. 73, n. 8, p. 485–492, 2011.

Lowan-Trudeau, G. Digital technologies and environmental education. The Journal of Environmental Education, v.54(1), p. 1–7, 2023.

Robertson C, Green T. Scanning the potential for using QR codes in the classroom. TechTrends. v. 56 n. 2, p. 11–12, 2012.

SANTOS, K.M.; BARBOSA, M. E.; MARQUES, M.; FREI, V. V. M. Por um olhar Transdisciplinar nas TICs para a Educação Ambiental. Revista Terceiro Incluído, v. 1, n. 1, 2015.

SMITH, M., SEGURA-TOTTEN, M., & WEST, K. QR Code Lecture Activity as a Tool for Increasing Non Majors Biology Students' Enjoyment of Interaction with Their Local Environment. Journal of Microbiology & Biology Education, v.17, n. 1, 2018.

Valente, J. A., Freire F. M. P. e Arantes, F. L. Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir , 1 ed., Campinas, SP : NIED/UNICAMP, 2018. 406 p.

Downloads

Publicado

05/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 14
  • pdf downloads: 11

Como Citar

LEAL, I. de S.; MESTRE, L. A. M. Páginas da biodiversidade: QRCodes como Tecnologias de Educação Ambiental informal: Pages of Biodiversity: QR Codes as a tool for informal environmental education . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9134. Acesso em: 26 dez. 2024.