Páginas da biodiversidade: QRCodes como Tecnologias de Educação Ambiental informal
Pages of Biodiversity: QR Codes as a tool for informal environmental education
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Divulgação científica, Tecnologias de Informação e Comunicação.Resumo
O projeto de extensão “Páginas da Biodiversidade” tem o objetivo de disseminar informações sobre biodiversidade por meio de roteiros na internet apresentados com QRCodes e disponibilizados em locais de visitação pública. O presente artigo descreve uma ação do projeto e avalia o alcance das ferramentas de aprendizado habilitadas por QR Codes para aprimorar a aquisição de conhecimento dos visitantes do Aquário de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Foram registrados 236 acessos às páginas do projeto em 66 dias em que 40 impressões de QR codes ficaram expostas no Aquário. Foram acessadas em média 3,5 páginas por dia e 105 por mês. Os acessos foram feitos por 154 dispositivos diferentes. A utilização de links direcionado com QRCodes impressos traz uma perspectiva interativa e inovadora ao visitante usando seu smartphone como ferramenta de aprendizagem sobre o mundo natural.
Palavras-chave: Educação ambiental; Divulgação científica; Tecnologias de Informação e Comunicação.
Abstract
The objective of the Project Páginas da Biodiversidade (Biodiversity Pages extension project) is to disseminate information about biodiversity through internet tours mediated by QR Codes available at public sites. This article describes a project's activity and evaluated the scope of QR Code as learning tools to improve the knowledge acquisition of visitors to the Paranaguá Aquarium, Paraná coast. A total of 236 webpages acesses were recorded over 66-day period which 40 QR code prints were on display. The average number of hits was 3.5 per day and 105 per month. Accesses were made from 154 different devices. The utilisation of targeted links accompanied by printed QR codes introduces an interactive and innovative dimension to the visitor experience, utilizing their smartphone as a tool for learning about the natural world.
Key-words: Environmental education; Scientific Communication; Information and Communication Technologies
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