Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias: propostas e desafios no contexto da educação física escolar

Pedagogical practices mediated by technology: proposals and challenges in the context of school physical education

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia; Educação Física; Práticas Pedagógicas.

Resumo

O estudo explorou a maneira como a tecnologia e os ambientes cibernéticos estão transformando a Educação Física no Ensino Médio. Dessa forma, o objetivo do estudo foi propor reflexões sobre as diferentes possibilidades que as Tecnologias de Informação Digitais e de Comunicação (TIDCs) podem oferecer para as aulas de EFI no Ensino Médio. Na primeira etapa do estudo, a pesquisa envolveu 50 professores da região noroeste do RJ, com um questionário inicial. E, em seguida, na segunda etapa – 35 estudantes de Licenciatura em EFI participaram de um Estudo de Caso, desenvolvendo e analisando sequências didáticas com TIDCs, focadas em temas da BNCC como jogos e brincadeiras, esportes, lutas, práticas corporais de aventuras, danças e ginásticas. Os resultados apontaram que 94% dos professores reconhecem a importância das TICs na elaboração das aulas e 82% consideram-nas como estratégias úteis para o ensino. Além disso, 45,71% dos estudantes licenciandos acreditam que todas as unidades temáticas propostas pela BNCC podem beneficiar-se de práticas pedagógicas com TIDCs. Assim, concluiu-se que o uso instrucionista do computador pode reforçar um enfoque tecnicista na EFI, enquanto uma abordagem construcionista promove práticas mais autônomas, críticas, contextualizadas e alinhadas com as metodologias ativas.

Palavras-chave: Tecnologia; Educação Física; Práticas Pedagógicas.

 

Abstract

The study explored how technology and cyber environments are transforming Physical Education in High School. Therefore, the objective of the study was to propose reflections on the different possibilities that Digital Information and Communication Technologies (TIDCs) can offer for EFI classes in high school. In the first stage of the study, the research involved 50 teachers from the northwest region of RJ, with an initial questionnaire. And then, in the second stage - 35 EFI Degree students participated in a Case Study, developing and analyzing didactic sequences with ICTs, focused on BNCC themes such as games, sports, fights, dances and gymnastics. The results showed that 94% of teachers recognize the importance of ICTs in preparing classes and 82% see them as useful strategies for teaching. Furthermore, 45.71% of undergraduate students believe that all areas of the BNCC can benefit from pedagogical practices with ICTs. Thus, it was concluded that the instructional use of the computer can reinforce a technicalist focus in EFI, while a constructionist approach promotes more autonomous, critical, contextualized practices and aligned with active methodologies.

Keywords: Technology; Physical education; Pedagogical practices.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo de Oliveira Faria, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor dos cursos de Licenciatura em Educação Física do Instituto Superior de Educação do município de Itaperuna (ISEMI) e da Universidade Iguaçu (UNIG). Professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ).

E-mail: jpfaria25@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7008-8568  .

Geórgia Regina Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre e doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino UFF. Líder do Grupo de pesquisa em Ensino GPINFEE (Grupo de Pesquisa de Informática no Ensino e na Educação).  

E-mail: georgiagomes@id.uff.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0907-9838.

Matheus Carvalho do Nascimento, UFF

Mestre em Ensino pela Universidade federal Fluminense (UFF). Gerente de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Fluminense. Professor tutor de Informática na Fundação CECIERJ.

E-mail: matheuscn@id.uff.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0041-142X.

Referências

BARROS, Glhevysson dos Santos. A utilização de recursos tecnológicos por professores de Educação Física do município do Rio de Janeiro. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1-17, dez. 2019.

BORGES, M. do P. et al. The importance of the critical-reflexive portfolio in medicine graduation: An academic experience. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. e16410917922, 2021.

BOSCATTO, J. D; DARIDO, S. C. A educação física no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: percepções curriculares. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n.1. 2017.

CARNEIRO, Leonardo de Andrade. Ferramentas digitais para aprendizagem colaborativa nos cursos de qualificação profissional da polícia militar do Tocantins. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação Profissional em Modelagem Computacional de Sistemas, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.

CARVALHO, R. M. A. A cultura corporal como concepção que organiza a educação física e caracteriza o escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 49. 2017.

COSTA, Janner Silva da; et al. Jogos eletrônicos digitais nas aulas de Educação Física: uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 261-273, jan./jun. 2021.

GONÇALVES, Jane Kelli Ribeiro et al. Aproximações entre os exergames e os conteúdos da educação física escolar. Revista Saúde Física & Mental, [s. l], v. 6, n. 1, p. 1-17, jun. 2018.

MALDONADO, D. T. et al. Inovação na educação física escolar: desafiando a previsível imutabilidade didático-pedagógica. Pensar a Prática, 21(2). 2018.

MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MARTINS, W. C.; SOUSA, J. S. de. Conteúdo da educação física no ensino médio no estado do Ceará: uma análise documental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233601, 2020.

OLIVEIRA, C. B. Mídia, Cultura Corporal e Inclusão: Conteúdos da Educação Física Escolar. Lecturas: Educacion Física y Desportes. Buenos Aires, v. 10, n. 77, p. s/p, 2004.

OLIVEIRA, Fábio Souza de. Tecnologias digitais na educação física: o celular enquanto instrumento de ensino e aprendizagem. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

OLIVEIRA, F. S. DE. OLIVEIRA, C. M. O (não) lugar do smartphone na educação física escolar: análise de uma escola em feira de Santana/ Bahia. Corpo consciência, 24(3), 1-11. 2020.

RIBEIRO, S. D. As Tecnologias: do software livre às experiências com a Educação Física e Mídia. Motrivivência Florianópolis, v. 23, n. 34, p. 87-105, 2010.

RUDIGER, Francisco. As teorias da comunicação. On-Line: Penso, 2011. 152 p.

SILVA, Tiago Amaral. Educação física escolar: possibilidades para os cursos de ensino médio integrado do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de mato grosso do sul. IFMS. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, On-Line, v. 2, n. 1, p. 1-17, nov. 2020.

SILVEIRA, Carla Dias da. M-LEARNING: uso de um aplicativo educacional no ensino de educação física em uma escola do município de canoas/rs. 2019. 50 f. Monografia (Especialização) - Curso de Curso de Especialização em Informática Instrumental, Universidade Federal do Rio Grande Sul, Porto Alegre, 2019.

SOUSA, D. A. de; BARROSO, M. L. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–15, 2019.

Downloads

Publicado

25/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 28
  • pdf downloads: 22

Como Citar

DE OLIVEIRA FARIA, J. P.; REGINA RODRIGUES GOMES, G.; NASCIMENTO, M. C. do. Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias: propostas e desafios no contexto da educação física escolar: Pedagogical practices mediated by technology: proposals and challenges in the context of school physical education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9115. Acesso em: 26 dez. 2024.