Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias: propostas e desafios no contexto da educação física escolar
Pedagogical practices mediated by technology: proposals and challenges in the context of school physical education
Palavras-chave:
Tecnologia; Educação Física; Práticas Pedagógicas.Resumo
O estudo explorou a maneira como a tecnologia e os ambientes cibernéticos estão transformando a Educação Física no Ensino Médio. Dessa forma, o objetivo do estudo foi propor reflexões sobre as diferentes possibilidades que as Tecnologias de Informação Digitais e de Comunicação (TIDCs) podem oferecer para as aulas de EFI no Ensino Médio. Na primeira etapa do estudo, a pesquisa envolveu 50 professores da região noroeste do RJ, com um questionário inicial. E, em seguida, na segunda etapa – 35 estudantes de Licenciatura em EFI participaram de um Estudo de Caso, desenvolvendo e analisando sequências didáticas com TIDCs, focadas em temas da BNCC como jogos e brincadeiras, esportes, lutas, práticas corporais de aventuras, danças e ginásticas. Os resultados apontaram que 94% dos professores reconhecem a importância das TICs na elaboração das aulas e 82% consideram-nas como estratégias úteis para o ensino. Além disso, 45,71% dos estudantes licenciandos acreditam que todas as unidades temáticas propostas pela BNCC podem beneficiar-se de práticas pedagógicas com TIDCs. Assim, concluiu-se que o uso instrucionista do computador pode reforçar um enfoque tecnicista na EFI, enquanto uma abordagem construcionista promove práticas mais autônomas, críticas, contextualizadas e alinhadas com as metodologias ativas.
Palavras-chave: Tecnologia; Educação Física; Práticas Pedagógicas.
Abstract
The study explored how technology and cyber environments are transforming Physical Education in High School. Therefore, the objective of the study was to propose reflections on the different possibilities that Digital Information and Communication Technologies (TIDCs) can offer for EFI classes in high school. In the first stage of the study, the research involved 50 teachers from the northwest region of RJ, with an initial questionnaire. And then, in the second stage - 35 EFI Degree students participated in a Case Study, developing and analyzing didactic sequences with ICTs, focused on BNCC themes such as games, sports, fights, dances and gymnastics. The results showed that 94% of teachers recognize the importance of ICTs in preparing classes and 82% see them as useful strategies for teaching. Furthermore, 45.71% of undergraduate students believe that all areas of the BNCC can benefit from pedagogical practices with ICTs. Thus, it was concluded that the instructional use of the computer can reinforce a technicalist focus in EFI, while a constructionist approach promotes more autonomous, critical, contextualized practices and aligned with active methodologies.
Keywords: Technology; Physical education; Pedagogical practices.
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