A reforma do Ensino Médio e as práticas discursivas neoliberais como instrumentos de subjetivação: o caso dos Documentos Curriculares do Centro-Oeste

o cHigh School reform and neoliberal discursive practices as instruments of subjectivation: Brazil’s Midwest States Curriculum Documents caseaso dos Documentos Curriculares do Centro-Oeste

Autores

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, BNCC-EM, Documentos Curriculares, Governamentalidade neoliberal, Subjetividade

Resumo

A atual configuração da sociedade é marcada por uma racionalidade e governamentalidade neoliberal que atravessa os instrumentos utilizados na execução das políticas educacionais. É neste sentido que precisa ser discutida a reforma do Ensino Médio (EM) e os instrumentos que a efetivaram, como a Lei n. 13415/2017, a Base Nacional Comum Curricular (2018) e os Documentos Curriculares (DC) propostos pelos estados. Este artigo, resultado de pesquisa bibliográfica e documental, objetiva trazer alguns aspectos de análise dos DC dos estados da região Centro-Oeste e do Distrito Federal, com o uso da metodologia da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2016), destacando os efeitos discursivos e nefastos na produção de uma subjetividade inscrita no neoliberalismo, que podem ser enfrentados por meio da promoção de uma maior consciência linguística (Fairclough, 2016).   

Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; BNCC-EM; Documentos Curriculares; Governamentalidade neoliberal; Subjetividade.

 

Abstract

The current configuration of society is marked by neoliberal rationality and governmentality that crosses the instruments used in the execution of educational policies. The reform of Secondary Education and the instruments that implemented it, such as Law no. 13415/2017, the High School National Common Curricular Base (2018) and the Curricular Documents proposed by the states, need to be discussed through this comprehension. This article, resulting of bibliographical and documentary research, aims to bring some aspects of analysis of the Curriculum Documents produced by Brazil’s Midwest states and by Federal District, through the use of Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2016), highlighting the discursive and harmful effects in the production of a neoliberal subjectivity, which can be faced by the promotion of linguistic awareness (Fairclough, 2016).

Key words: High School reform; High School Common Curriculum bases; Curriculum Documents; Neoliberal governamentality; Subjectivity

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Biografia do Autor

Danielle Araújo Ferreira Marques, Governo de Mato Grosso

Psicóloga do Governo de Mato Grosso, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

E-mail: daniellemarques@setasc.mt.gov.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9357-3742

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor (2000) e pós-doutor em Educação pela USP (2010; 2016). É Professor Titular da UFG. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - CA ED - Educação.

E-mail: joao_ferreira_oliveira@ufg.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4135-6340

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Publicado

17/09/2024
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Como Citar

MARQUES, D. A. F.; OLIVEIRA, J. F. de. A reforma do Ensino Médio e as práticas discursivas neoliberais como instrumentos de subjetivação: o caso dos Documentos Curriculares do Centro-Oeste: o cHigh School reform and neoliberal discursive practices as instruments of subjectivation: Brazil’s Midwest States Curriculum Documents caseaso dos Documentos Curriculares do Centro-Oeste. Revista Cocar, [S. l.], n. 27, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9095. Acesso em: 22 dez. 2024.