A BNC-Formação e a Licenciatura em Química: um panorama da produção acadêmica e científica
The BNC-Formação and the Degree in Chemistry: an overview of academic and scientific production
Palavras-chave:
BNC-Formação, Licenciatura em Química, DCNsResumo
Este estudo objetivou a construção de uma Revisão Sistemática de Literatura amparada por ferramenta digital (parsif.al), a fim de reunir a produção científica e acadêmica no campo dos impactos da implementação da Resolução CNE/CP n° 02/2019 (BNC-Formação) em substituição à Resolução CNE/CP n° 02/2015 em cursos de formação inicial de professores. Em uma perspectiva da constituição de currículo, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, foi realizada busca por meio de uma string de pesquisa para análise dos trabalhos encontrados nos principais indexadores de artigos e teses de doutorado. No entanto, a busca não resultou em nenhum texto com a análise sobre os impactos da adoção da BNC-Formação, sobretudo em licenciaturas em Química. Porém, apresentou-se, nos trabalhos selecionados pelos critérios de inclusão, de maneira geral, subordinação à BNCC e às abundantes perspectivas negativas sobre a utilização dessas diretrizes para orientação da construção dos currículos de formação de professores.
Palavras-chave: BNC-Formação; Licenciatura em Química; DCN.
Abstract
This study aimed to construct a Systematic Literature Review supported by a digital tool (parsif.al), which would indicate scientific and academic production in the field of the impacts of the implementation of CNE/CP Resolution n°. 02/2019 (BNC-Formação) to replace CNE/CP Resolution n°. 02/2015 in initial teacher training courses. From the perspective of the constitution of the curriculum based on Historical-Critical Pedagogy, a search was carried out using a search string to analyse the works found in the main indexers of articles and doctoral theses. The search didn't turn up any texts analysing the impacts of adopting the BNC-Formação specifically on chemistry degrees, but the papers selected by the inclusion criteria generally showed their subordination to the BNCC and abundant negative perspectives on the use of these guidelines to guide the construction of teacher training curricula.
Keywords: BNC-Formação; Chemistry Degree; DCN.
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