Diálogos intergeracionais: o que dizem crianças, jovens e avós sobre infância

Intergenerational dialogues: what children, young people and grandparents say about childhood

Autores

Palavras-chave:

Infâncias, jovens, avós

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os sentidos e significados de criança e infância em  diálogo com narrativas de crianças, jovens e adultos que são avós, a partir de entrevistas realizadas em três pesquisas de doutorado. O contexto, a metodologia e os sujeitos participantes são apresentados para, em seguida, abordar a temática da infância, compreendida em um contexto intergeracional com base nos estudos de Manuel Sarmento e Walter Benjamin. As conclusões retomam resultados das pesquisas, considerando modos de ser criança e de ser adulto. Ao tratar da infância, tanto as crianças quanto os jovens e adultos entrevistados destacam a importância do brincar e da presença, acenando às marcas que as relações intergeracionais deixam em nós.

Palavras-chave: Infâncias; Jovens; Avós.

 

Abstract

The article aims to discuss the meanings of children and childhood in dialogue with narratives of children, young people and adults who are grandparents, based on interviews carried out in three doctoral studies. The context, methodology and participating subjects are presented to approach the concept of childhood understood in intergenerational dialogue based on Manuel Sarmento and Walter Benjamin´s studies. The final commentaries return to the findings of the researchers, considering different ways of being a child and being an adult. Talking about childhood, the children, young people and adults interviewed emphasize the importance of playing and presence, highlighting the marks that intergenerational relationships leave on us.

Keywords: Childhoods; Young People; Grandparents.

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Biografia do Autor

Gabriela Scramingnon, Unirio/Professora Adjunta

Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde é pesquisadora do grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (INFOC). É professora adjunta do Departamento de Didática da UNIRIO, onde também integra o grupo de pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas (EIPP). E-mail: gabrielabasil@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-3819-8302

 

 

Liana Garcia Castro, UERJ/Professora Adjunta

Liana Garcia Castro

Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde é pesquisadora do grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (INFOC) e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil. É professora adjunta do Departamento de Estudos da Infância da UERJ e orientadora pedagógica da rede municipal de Duque de Caxias. E-mail: lianagarciacastro@gmail.com, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0386-1079.

Rejane Brandão Siqueira, FAETEC/RJ; PUC-Rio

Doutora em Educação pela PUC-Rio, onde é pesquisadora do grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (INFOC) e presta serviços como professora ao Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Infantil e do Curso de extensão A creche e o trabalho cotidiano. É professora da Seeduc, RJ, atuando no Ensino Médio, modalidade Normal. E-mail: rejsiqueira@gmail.com,  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9927-3396.

Sonia Kramer, PUC-Rio/ Professora Emérita

Sonia Kramer

Doutora em Educação pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela New York University. É professora emérita do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde coordena o grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (INFOC), o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso Trajetórias Judaicas, em convênio com o Museu de Arte do Rio/MAR e o Núcleo Viver com Yiddish: pesquisas, cursos e projetos culturais.

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

SCRAMINGNON, G.; GARCIA CASTRO, L.; SIQUEIRA, R. B.; KRAMER, S. Diálogos intergeracionais: o que dizem crianças, jovens e avós sobre infância: Intergenerational dialogues: what children, young people and grandparents say about childhood. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9057. Acesso em: 26 dez. 2024.