As mini-histórias como produto da documentação pedagógica das narrativas infantis e do protagonismo das crianças em Porto Velho - RO
Mini stories as a product of the pedagogical documentation of children's narratives and the protagonism of children in Porto Velho - RO
Palavras-chave:
Educação Infanti, Documentação Pedagógica, Mini-históriasResumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as mini-histórias como produto da documentação pedagógica das narrativas infantis e do protagonismo das crianças no cotidiano escolar de uma escola de Educação Infantil em Porto Velho, Rondônia. O estudo busca caracterizar as potencialidades das mini-histórias como procedimento de observação, registro e comunicação para a documentação pedagógica. O processo metodológico está ancorado na Sociologia da Infância, com base na investigação-participativa com crianças. Os resultados da pesquisa materializam as experiências das crianças, trazendo sentido à educação e à multiplicidade de narrativas das cenas cotidianas presentes nos espaços e ambientes escolares no que diz respeito a documentar e registrar o trabalho desenvolvido de forma potente e viva, valorizando as experiências e o protagonismo das crianças porto-velhenses ao criar possibilidades para a escuta sensível e, ao mesmo tempo, evidenciando e reconhecendo o sentido do trabalho do professor da Educação Infantil na Região Norte ao criar possibilidades para uma escuta sensível na escola de Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Mini-histórias.
Abstract
This research aims to present the mini stories as a product of the pedagogical documentation of children's narratives and the protagonism of children in the school daily life of an Early Childhood Education school in Porto Velho, Rondônia. The study seeks to characterize the potential of mini stories as a procedure of observation, recording and communication for pedagogical documentation. The methodological process is anchored in the Sociology of Childhood, based on participatory research with children. The results of the research materialize the children's experiences, bringing meaning to education and to the multiplicity of narratives of the everyday scenes present in school spaces and environments with regard to documenting and recording the work developed in a powerful and lively way, valuing the experiences and protagonism of children from Porto Velho by creating possibilities for sensitive listening and, at the same time, evidencing and acknowledging the meaning of the work of the Early Childhood Education teacher in the North Region by creating possibilities for sensitive listening in the Early Childhood Education school.
Keywords: Early Childhood Education; Pedagogical Documentation; Mini stories.
Downloads
Referências
ANJOS, Cleriston Izidro dos; ARAUJO FILHO Luciana Aparecida de; SANTOS, Solange Estanislau dos. Análise da produção acadêmica (2016-2022) sobre documentação pedagógica na educação infantil e a visibilidade das culturas infantis. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 25, n. 48, p. 853-878, jul./dez., 2023. Universidade Federal deSanta Catarina. ISSN 1980-4512. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.
CAMARGO, Gabrielle Augusta Silva; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. “Professora, achei uma esmeralda!”: documentação pedagógica, protagonismo das crianças e suas aprendizagens. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 25, n. 48, p. 853-878, jul./dez., 2023. Universidade Federal deSanta Catarina. ISSN 1980-4512. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.
CARVALHO, Rodrigo Saballa; FOCHI, Paulo Sergio. “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 18, n. 36, 2016.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança-vol. 2. Penso Editora, 2015.
FERNANDES, Natália. Infância, Direitos e Poder. Representações, Práticas e Poderes. Porto: Edições Afrontamento, 2009.
FERNANDES, Natália; MARCHI, Rita de Cássia. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 25, e250024, 2020 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100600&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 18 janeiro 2024. Epub June 05, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250024.
FOCHI, Paulo Sergio. Abordagem da documentação pedagógica na investigação praxiológica de contextos de Educação Infantil. 2017.218 f. Projeto de qualificação de tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
FOCHI, Paulo Sergio. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso Editora, 2019.
FOCHI, Paulo (org).Mini histórias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil—OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, p.184,2019.
HOYELOS, Alfredo. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona. Octaedro-Rosa Sensat, 2004.
MALAGUZZI, L. La educación infantil em Reggio Emilia. Barcelona: Roda Sensat-Octaedro, 2001.
Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Documentação Pedagógica: concepções e articulações - caderno 2. Organização: Paulo Sergio Fochi. Brasilia: MEC / UNESCO, p. 24,2018.
MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida (orgs). Teoria e prática na pesquisa com crianças: Diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez,2009.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCOAL, Cristine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto- Alegre: penso,2019.
OLIVEIRA-NETO, José Firmino de; SILVA, Greice Duarte de Brito, OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na educação infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 25, n. 48, p. 853-878, jul./dez., 2023. Universidade Federal deSanta Catarina. ISSN 1980-4512. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.
ROHDEN, Josiane Brolo. Memórias Crianceiras e seus despropósitos: uma investigação histórico-poética do brincar-bricoleur de meninos e meninas do/no Mato. 2019. 315f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Uma agenda crítica para os estudos da criança. In: Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 31-49, jan./abr., 2015.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emìlia: escutar,investigar e aprender. São Paulo: Paz e terra, 2012.
RINALDI, Carla, Diálogos com Reggio Emilia: escutar,investigar e aprender/tradução de Vania Cury-13ed. –Rio de Janeiro/São Paulo: paz e Terra, 2021.
VECCHI, Vea. Prólogo. In: HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamento y obra pedagógica de loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2006.
VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia[recurso eletrônico]: Explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. Tradução: Thais Helena Bonini. São Paulo-SP: Phorte Editora, 2017. Fomato epub, sem paginação. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo?search=Vea+Vecchi&tipoIndex=0 Acesso em 27 de jan. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 129
- pdf downloads: 82