As mini-histórias como produto da documentação pedagógica das narrativas infantis e do protagonismo das crianças em Porto Velho - RO
Mini stories as a product of the pedagogical documentation of children's narratives and the protagonism of children in Porto Velho - RO
Palavras-chave:
Educação Infanti, Documentação Pedagógica, Mini-históriasResumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as mini-histórias como produto da documentação pedagógica das narrativas infantis e do protagonismo das crianças no cotidiano escolar de uma escola de Educação Infantil em Porto Velho, Rondônia. O estudo busca caracterizar as potencialidades das mini-histórias como procedimento de observação, registro e comunicação para a documentação pedagógica. O processo metodológico está ancorado na Sociologia da Infância, com base na investigação-participativa com crianças. Os resultados da pesquisa materializam as experiências das crianças, trazendo sentido à educação e à multiplicidade de narrativas das cenas cotidianas presentes nos espaços e ambientes escolares no que diz respeito a documentar e registrar o trabalho desenvolvido de forma potente e viva, valorizando as experiências e o protagonismo das crianças porto-velhenses ao criar possibilidades para a escuta sensível e, ao mesmo tempo, evidenciando e reconhecendo o sentido do trabalho do professor da Educação Infantil na Região Norte ao criar possibilidades para uma escuta sensível na escola de Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Mini-histórias.
Abstract
This research aims to present the mini stories as a product of the pedagogical documentation of children's narratives and the protagonism of children in the school daily life of an Early Childhood Education school in Porto Velho, Rondônia. The study seeks to characterize the potential of mini stories as a procedure of observation, recording and communication for pedagogical documentation. The methodological process is anchored in the Sociology of Childhood, based on participatory research with children. The results of the research materialize the children's experiences, bringing meaning to education and to the multiplicity of narratives of the everyday scenes present in school spaces and environments with regard to documenting and recording the work developed in a powerful and lively way, valuing the experiences and protagonism of children from Porto Velho by creating possibilities for sensitive listening and, at the same time, evidencing and acknowledging the meaning of the work of the Early Childhood Education teacher in the North Region by creating possibilities for sensitive listening in the Early Childhood Education school.
Keywords: Early Childhood Education; Pedagogical Documentation; Mini stories.
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