Ética em pesquisa envolvendo crianças da educação infantil: contradições e proposições

Ethics in research involving children in early childhood education: contradictions and propositions

Autores

Palavras-chave:

Ética em pesquisa, Educação infantil, Pesquisa de Natureza Interventiva

Resumo

Objetivou-se discutir a ética em pesquisas em educação envolvendo bebês e crianças pequenas. Trata-se de um estudo bibliográfico com a adoção do materialismo histórico-dialético. Realizou-se um “estado do conhecimento” a partir das produções advindas de Programas de Pós-graduação em Educação publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) de 2016 a 2021 e da legislação vigente que trata da ética em pesquisa para as áreas das Ciências Humanas e Sociais (CHS). Os resultados demonstraram que, a despeito de os estudantes da educação infantil serem participantes frequentes de pesquisas, a adoção de instrumentos e práticas que esclareçam os propósitos das investigações para esses indivíduos é incipiente, deixando de reconhecê-los como cidadãos de direitos. Conclui-se que a contradição entre a ética declarada e a moral vivida precisa ser superada no âmbito científico.

Palavras-chave: Ética em pesquisa; Educação infantil; Pesquisa de Natureza Interventiva.

 

Abstract

The objective was to discuss ethics in educational research involving infants and young children. This is a bibliographic study using the historical-dialectical materialism. A "state of knowledge" was carried out based on the productions from Graduate Programs in Education published in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) from 2016 to 2021 and from the current legislation that deals with research ethics for the areas of Human and Social Sciences (CHS). The results showed that, despite the fact that early childhood education students are frequent participants in research, the adoption of instruments and practices that clarify the purposes of research for these individuals is incipient, failing to recognize them as citizens of rights. In conclusion, the contradiction between declared ethics and lived morality needs to be overcome in the scientific sphere.

Keywords: Research ethics; Early childhood education; Interventional research.

 

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Biografia do Autor

Marasella del Cármen Silva Rodrigues Macedo, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf); mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), especialista em Gestão Estratégica e pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infância e Educação Especial e Inclusiva (GEPEIN)/CNPq. E-mail: marasella@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0794-6520.

 

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Pós-Doutora em Educação (UFTM). Doutora em Educação Escolar (UNESP). Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Diretora do Núcleo de Ciências Humanas da UNIR, Porto Velho-RO, Brasil. Líder dos Grupos de Pesquisa EDUCA e GEPEIN (CNPq). Coordenadora do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (LABRINTECA). E-mail: juracypacifico@unir.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0486-874X.

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

SILVA RODRIGUES MACEDO, M. del C.; PACÍFICO, J. M. Ética em pesquisa envolvendo crianças da educação infantil: contradições e proposições: Ethics in research involving children in early childhood education: contradictions and propositions. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9028. Acesso em: 25 ago. 2024.