Educação de Crianças Tupinambá no Maranhão (1612-1614)

Education of Tupinambá Children in Maranhão (1612-1614)

Autores

Palavras-chave:

Crianças Tupinambá, Educação, Maranhão

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como eram educadas as crianças indígenas Tupinambá no Maranhão, no período de 1612 a 1614. A pesquisa histórica tem como fontes as obras de Yves d’Évreux (2009) e Claude d’Abbeville (2002). Como aporte teórico, trazemos Buecke (2020), Métraux (1950), Fernandes (1963) e Fonseca (2009). Verificamos que as crianças exerciam atividades que as mobilizavam para aprender suas futuras funções na comunidade. Os meninos aprendiam sobre caça e pesca, sobre a roça, sobre a construção de arcos e flechas. As meninas aprendiam sobre a alimentação, plantação e colheita, além das atividades que envolviam a construção de utensílios. Tanto meninos quanto meninas viviam ao lado dos pais e mães, respectivamente, aprendendo sobre práticas que eram passadas de geração em geração.

Palavras-chave: Crianças Tupinambá, Educação, Maranhão.

 

Abstract

This article aims to understand how indigenous Tupinambá children were educated in Maranhão, during the period from 1612 to 1614. Historical research relies on the works of Yves d’Évreux (2009) and Claude d’Abbeville (2002). Theoretical support is provided by Buecke (2020), Métraux (1950), Fernandes (1963), and Fonseca (2009). It was found that children engaged in activities that prepared them for their future roles within the community. Boys learned about hunting, fishing, farming, and crafting bows and arrows. Girls learned about food preparation, planting and harvesting, and activities related to utensil crafting. Both boys and girls lived alongside their respective parents, learning practices passed down through generations.

Keywords: Tupinambá Children, Education, Maranhão.

 

 

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Biografia do Autor

Mário Allan da Silva Lopes, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação (PPGED-UEPA); Mestre em Educação, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia (PPGED-UEPA); Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA) da UEPA, vinculado à linha de pesquisa: História das Instituições Educativas, Intelectuais e Impressos. Atualmente, pesquisa no campo da História da Educação na Amazônia Colonial e é Professor do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Belém do Pará.  E-mail: m.allanlopes@gmail.com  

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6682-4633

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, Universidade do Estado do Pará

Doutora em História, Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora do Grupo História da Educação na Amazônia. E-mail: socorroavelino@hotmail.com  

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6974-2606

Referências

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

LOPES, M. A. da S.; GOMES DE SOUZA AVELINO DE FRANÇA, M. do P. S. Educação de Crianças Tupinambá no Maranhão (1612-1614): Education of Tupinambá Children in Maranhão (1612-1614). Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9027. Acesso em: 26 dez. 2024.

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