A identidade profissional do professor de educação física que atua no ensino fundamental em escolas particulares
The professional identity of physical education teachers in private schools
Palavras-chave:
Educação Física, Identidade Profissional, ProfessorResumo
O estudo objetivou identificar se o professor que atua no Ensino Particular do município de Castanhal, Pará, com a disciplina Educação Física (EF) tem identidade própria da área de conhecimento, tendo como lócus as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. A pesquisa é qualitativa, descritiva e ocorreu em duas etapas, revisão bibliográfica e produção de dados empíricos a partir da pesquisa de campo. Como instrumento foi adotada a entrevista estruturada com 17 professores, com a questão: qual(is) Identidade(s) profissional(is) você assume enquanto professor de EF escolar no ensino particular? Para análise, foi utilizada a Análise de Conteúdo por meio da Técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Nos resultados, é fato que as Graduações necessitam de atenção ao apontar caminhos e possibilidades para que os futuros professores assumam uma identidade profissional frente à área.
Palavras-chave: Educação Física; Identidade Profissional; Professor.
Abstract
The study aimed to identify whether the teacher who works in Private Education in the city of Castanhal, Pará, with the subject Physical Education (PE) has an identity specific to the area of knowledge, having as its locus the initial and final grades of Elementary School. The research is qualitative, descriptive and occurred in two stages, bibliographic review and production of empirical data from field research. The instrument was a structured interview with 17 teachers, with the question: which professional identity(ies) do you assume as a school PE teacher in private education? For data analysis, Content Analysis was used through the Technique of Elaboration of Units of Meaning. Based on the results, it is a fact that undergraduate courses need attention when pointing out paths and possibilities for future teachers to assume a professional identity in the area.
Keywords: Physical Education; Professional Identity; Teacher.
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