Educação Básica durante e após a Pandemia de Covid-19: produções acadêmicas da América Latina em três bases de dados

Basic Education during and after the Covid-19 Pandemic: academic productions from Latin America in three databases

Autores

Resumo

Com a Pandemia de Covid-19, várias dimensões de nossa vida em sociedade, entre as quais a educação, sofreram mudanças significativas. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a Educação Básica em produções acadêmicas da América Latina durante e após a Pandemia de Covid-19. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, sendo selecionados 14 artigos para investigação e a análise é qualitativa. Os resultados demonstraram problemas centrais para a Educação Básica: I) A defasagem escolar; II) O uso da tecnologia; III) Preparação acadêmica e institucional.

Palavras-chave: Educação Básica. Pandemia. Produção Acadêmica.

 

Abstract

With the Covid-19 Pandemic several dimensions of our life in society, including education, have undergone significant changes. The general objective of this study is to analysis basic Education in academic productions in Latin America during and after the Covid-19 Pandemic. The methodology adopted is based on bibliographical research, with 14 articles being selected for investigation and the analysis is qualitative. The results demonstrated central problems for Basic Education: I) The School lag; II) The use of technology; III) Academic and institutional preparation.

Keywords: Basic Education. Pandemic. Academic Production.

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Biografia do Autor

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense

Psicóloga, educadora, pesquisadora, escritora, consultora e palestrante. Mestre em Administração. Doutor em Psicologia. Professor do Programa Stricto Sensu em Educação e também do Programa Stricto Sensu em Meio Ambiente e Saúde. Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNIPLAC/SC/Brasil. Membro da Associação Nacional de Investigação e Pós-Graduação em Psicologia.

Elisabeth Wichinheski, Universidade do Planalto Catarinense

Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Pós graduada em Interdisciplinaridade com Ênfase em Inclusão pelo Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (AUPEX) (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Lages. No momento exerce a função de professora da Assistência Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Cinthia Lopes da Silva, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora efetiva na Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculada ao Departamento de Educação Física e ao Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do CORLILAZ - Grupo de Estudo e Pesquisa em Corpo, Linguagem e Lazer – UFPR. Membro da Secretaria Estadual do Paraná do CBCE, gestão 2024-2026. Vice-coordenadora do GTT Lazer e Sociedade do CBCE, gestão 2023-2025. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do corpo de diretores do BRICSCESS – Council of Exercise and Sports Science.

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

KANAN, L. A.; WICHINHESKI, E.; SILVA, C. L. da. Educação Básica durante e após a Pandemia de Covid-19: produções acadêmicas da América Latina em três bases de dados: Basic Education during and after the Covid-19 Pandemic: academic productions from Latin America in three databases. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8915. Acesso em: 16 dez. 2025.