Avaliação Ampliativa e Vídeos Estudantis na Educação: dois métodos, um objetivo

Ampliative Evaluation and Student Videos in Education: two methods, one objective

Autores

Palavras-chave:

Vídeos Estudantis, Avaliação Ampliativa, Aprendizagem Centrada no Aluno

Resumo

Este trabalho consiste em apresentar dois métodos (ensino e avaliação) originados de uma pesquisa científica qualitativa: i) produção de vídeos estudantis, no processo de ensino e aprendizagem; ii) Avaliação Ampliativa, realizada e proporcionada por meio do uso intencional e pedagógico da produção dos vídeos estudantis, para acompanhamento contínuo da aprendizagem. Ambos os métodos fazem parte de uma pesquisa de doutorado e, embora tenham sido testados (seus resultados apontaram sucesso em relação à aprendizagem e à avaliação), nos detivemos em trazer a descrição de cada um no intuito de divulgar e incentivar sua propagação. O objetivo dos métodos é incentivar a autonomia do estudante, oferecendo um ensino que o centre em sua aprendizagem e uma avaliação que acompanhe todo o processo.

Palavras-chave: Vídeos Estudantis; Avaliação Ampliativa; Aprendizagem Centrada no Aluno.

 

Abstract

This work consists of presenting two methods (teaching and assessment) originating from qualitative scientific research: i) production of student videos, in the teaching and learning process; ii) Ampliative Evaluation, carried out and provided through the intentional and pedagogical use of the production of student videos, for continuous monitoring of learning. Both methods are part of doctorate research and, although they have been tested (their results showed success in relation to learning and evaluation), we focused on providing a description of each one in order to announce and encourage its propagation. The objective of the methods is to encourage student autonomy, offering teaching that focuses on their learning and evaluation that follows the entire process.

Keywords: Student Videos; Ampliative Evaluation; Student-Centered Learning.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Peraça, Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas

Licenciada em Matemática pela UFPel (2002); especialista em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, pela FURG (2004); mestre em Engenharia Oceânica, pela FURG (2009); e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação – DPET – do IFSul Campus Pelotas. Desde 2009, é professora efetiva do IFSul, Campus Pelotas, onde atua na Coordenadoria de Matemática e no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. E-mail: gperaca@hotmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5247-8434.

Rafael Montoito, Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas

Licenciado em Matemática (2001) e em Filosofia (2023), pela UFPel; especialista em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, pela FURG (2004); mestre em Ciências Sociais Aplicadas, pela UFRN (2007); doutor em Educação para a Ciência, pela UNESP (2013). Desde 2010, é professor efetivo no IFSul, Campus Pelotas, onde atua na Coordenadoria de Matemática, no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e no Programa de Pós-graduação em Educação.

E-mail: xmontoito@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3294-3711.

Referências

BATISTA, Carmyra Oliveira. A dimensão dialógica da avaliação formativa. 1aed. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009.

MORAN, José. Metodologias Ativas em sala de aula. Pátio Ensino Médio, p. 5, 2019. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/Metodologias_Ativas_Sala_Aula.pdf. Acesso em: 9 mar. 2022.

PERAÇA, Graça; MONTOITO, Rafael. História da Matemática e Produção de Videoaulas: uma proposta pedagógica para a elaboração de roteiros. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023. (História da Matemática no Ensino de Matemática). v. 7

PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. Anais 2012 - VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” (EDUCON), p. 15, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10116/47/46.pdf. Acesso em: 5 mai. 2022.

PEREIRA, Josias; GARCIA, Cláudio. Roteiro de Vídeo Estudantil na Prática. Pelotas: Erdfilmes, 2018. (Edição do Kindle).

PEREIRA, Josias; PROENÇA, Kevin; ALVES, Luan. Professores, conhecem os 10 passos para produzir vídeos com os alunos? Pelotas/RS: Rubra Cinematográfica, 2022.

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

24/09/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 19
  • pdf downloads: 29

Como Citar

PERAÇA, M. da G.; MONTOITO, R. Avaliação Ampliativa e Vídeos Estudantis na Educação: dois métodos, um objetivo: Ampliative Evaluation and Student Videos in Education: two methods, one objective . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8903. Acesso em: 7 out. 2024.