Inclusão, identidade docente e Educação Física: uma análise na perspectiva dos professores

Inclusión, identidad docente y Educación Física: un análisis desde la perspectiva de los professores

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Identidade docente, Educação Física

Resumo

Esta pesquisa teve como finalidade analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física (EF) da Rede Municipal de Rio Grande (RS). A questão de pesquisa procura analisar os elementos que influenciam a formação e o desenvolvimento da identidade dos professores de EF, considerando a inclusão como um ponto primordial. Fizeram parte da amostra desse estudo descritivo de caráter qualitativo 18 professores de EF. Foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: a construção da identidade docente; e, a identidade docente e prática pedagógica na perspectiva da inclusão. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise textual discursiva A categoria de análise construída foi o professor de Educação Física e a identidade docente na perspectiva da inclusão. Os resultados e conclusões sinalizam que os elementos como experiências pessoais e profissionais, bem como, a formação em todos os níveis e aspectos sociais no âmbito dos processos inclusivos.

Palavras-chave: Inclusão; Identidade docente; Educação Física.

 

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo analizar el proceso de construcción de la identidad docente desde la perspectiva de la inclusión de profesores de Educación Física (EF) de la Red Municipal de Rio Grande (RS). La pregunta de investigación busca analizar los elementos que influyen en la formación y desarrollo de la identidad de los docentes de EF, considerando la inclusión como un punto primordial. Formaron parte de la muestra de este estudio descriptivo de carácter cualitativo 18 profesores de EF. Se utilizó la técnica de Grupos Focales con las temáticas: la construcción de la identidad docente; y, la identidad docente y práctica pedagógica desde la perspectiva de la inclusión. Para el análisis de los datos, se utilizó el análisis textual discursivo. La categoría de análisis construida fue el profesor de Educación Física y la identidad docente desde la perspectiva de la inclusión. Los resultados y conclusiones señalan que elementos como las experiencias personales y profesionales, así como la formación en todos los niveles y aspectos sociales, son importantes en el sentir y ser profesor en el ámbito de los procesos inclusivos.

Palabras-clave: Inclusión; Identidad del maestro; Educación Física.

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Biografia do Autor

Gabriel Gomes da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professor de Educação Física na Rede Municipal da cidade de Rio Grande (RS) e da Rede Estadual do Estado do Rio Grande do Sul. Graduado em Educação Física (2011), especialista em Educação Física Escolar (2014), mestre (2018) e doutor (2024) em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. E-mail: gabrielgs_@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8518-5494

 

Gabriel Gustavo Bergmann, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado dos cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Educação Física (2003), mestre (2006) e doutor (2009) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro pesquisador do Laboratório de Ensino em Esportes Coletivos (LEECol). Atualmente ocupa o cargo de diretor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. E-mail: gabrielgbergmann@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6275-0232

 

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10/10/2024
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Como Citar

GOMES DA SILVA, G.; BERGMANN, G. G. Inclusão, identidade docente e Educação Física: uma análise na perspectiva dos professores: Inclusión, identidad docente y Educación Física: un análisis desde la perspectiva de los professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8851. Acesso em: 1 nov. 2024.