Percepção sobre plágio: uma discussão com jovens pesquisadores participantes de projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica do IFMT campus São Vicente
Perception of plagiarism: a discussion with young researchers participating in research projects and scientific initiation scholarships at IFMT São Vicente campus
Palavras-chave:
Ética, Contrafação, Integridade na pesquisaResumo
O presente estudo investigou o uso do plágio acadêmico entre estudantes de Ensino Médio Integrado participantes de Projetos de Pesquisa e Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM), através de instrumentos informacionais utilizados por esse segmento. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se questionário fechado composto de 11 perguntas a estudantes (bolsistas e voluntários) PIBIC-EM do IFMT campus São Vicente, resultando na amostra de 36 alunos, entre 2019 e 2021, assim, tal estudo apresenta-se como um estudo de caso, sendo seus procedimentos metodológicos caracterizados como pesquisa descritiva e aplicada de abordagem qualitativa. Os resultados revelaram conhecimento dos estudantes sobre a temática do plágio, bem como, demostraram que a escola, a internet e o papel dos professores estão entre suas principais fontes informacionais sobre o assunto.
Palavras-chave: Ética; Contrafação; Integridade na Pesquisa.
Abstract
This study investigated the use of academic plagiarism among Integrated High School students participating in Research Projects and Scientific Initiation Scholarships (PIBIC-EM), through informational instruments used by this segment. A closed questionnaire composed of 11 questions was applied as a data collection instrument to PIBIC-EM students (scholars and volunteers) at IFMT São Vicente campus, resulting in a sample of 36 students, between 2019 and 2021. Thus, this study presents itself as a case study, with its methodological procedures characterized as descriptive and applied research with a qualitative approach. The results revealed students' knowledge about the theme of plagiarism, as well as demonstrated that school, the internet, and the role of teachers are among their main informational sources on the subject.
Keywords: Ethics; Plagiarism; Research Integrity
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