Percepção sobre plágio: uma discussão com jovens pesquisadores participantes de projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica do IFMT campus São Vicente

Perception of plagiarism: a discussion with young researchers participating in research projects and scientific initiation scholarships at IFMT São Vicente campus

Autores

Palavras-chave:

Ética, Contrafação, Integridade na pesquisa

Resumo

O presente estudo investigou o uso do plágio acadêmico entre estudantes de Ensino Médio Integrado participantes de Projetos de Pesquisa e Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM), através de instrumentos informacionais utilizados por esse segmento. Como instrumento de coleta de dados aplicou-se questionário fechado composto de 11 perguntas a estudantes (bolsistas e voluntários) PIBIC-EM do IFMT campus São Vicente, resultando na amostra de 36 alunos, entre 2019 e 2021, assim, tal estudo apresenta-se como um estudo de caso, sendo seus procedimentos metodológicos caracterizados como pesquisa descritiva e aplicada de abordagem qualitativa. Os resultados revelaram conhecimento dos estudantes sobre a temática do plágio, bem como, demostraram que a escola, a internet e o papel dos professores estão entre suas principais fontes informacionais sobre o assunto.

Palavras-chave: Ética; Contrafação; Integridade na Pesquisa.

 

Abstract

This study investigated the use of academic plagiarism among Integrated High School students participating in Research Projects and Scientific Initiation Scholarships (PIBIC-EM), through informational instruments used by this segment. A closed questionnaire composed of 11 questions was applied as a data collection instrument to PIBIC-EM students (scholars and volunteers) at IFMT São Vicente campus, resulting in a sample of 36 students, between 2019 and 2021. Thus, this study presents itself as a case study, with its methodological procedures characterized as descriptive and applied research with a qualitative approach. The results revealed students' knowledge about the theme of plagiarism, as well as demonstrated that school, the internet, and the role of teachers are among their main informational sources on the subject.

Keywords: Ethics; Plagiarism; Research Integrity

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Biografia do Autor

Gilson Soares de Araújo, Instituto Federal do Mato Grosso

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-IFMT campus Cuiabá. Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes, Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente, responsável pela Biblioteca do Centro de Referência de Jaciara. E-mail: gilson.araujo@ifmt.edu.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6347-4535.

Ed Wilson Tavares Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Pós-doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Ciências e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia. Cientista da Computação pela UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional (GPEP). Professor no Instituto Federal de Mato Grosso. Promove pesquisas nas áreas de educação profissional e tecnológica, inteligência artificial, computação aplicada, redes de computadores e segurança da informação. E-mail: edwilson.ferreira@ifmt.edu.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9993-7113

Mauro Sergio de França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Física Ambiental, Mestre em Geografia, Bacharel em Economia e Licenciado em Geografia, todos pela UFMT. Atua em pesquisas com Conforto Térmico em Sistemas Urbanos. Atua como professor mediador tutor no curso subsequente de Secretaria Escolar do Programa Profuncionário, todos pelo IFMT/Campus Cuiabá. Além disso, leciona no curso EAD da UNEMAT como professor bolsista Capes no 6º semestre do curso de Licenciatura em Geografia E-mail: mauro.franca@ifmt.edu.br; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9500-3137.

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

SOARES DE ARAÚJO, G.; TAVARES FERREIRA, E. W.; SERGIO DE FRANÇA, M. Percepção sobre plágio: uma discussão com jovens pesquisadores participantes de projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica do IFMT campus São Vicente: Perception of plagiarism: a discussion with young researchers participating in research projects and scientific initiation scholarships at IFMT São Vicente campus. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8828. Acesso em: 1 set. 2024.