Significados das ações de cuidado e educação por professoras e auxiliares da creche

Meanings of care and education actions by daycare teachers and assistants

Autores

Palavras-chave:

Cuidado e Educação, Creche, Professoras e Auxiliares da Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os significados atribuídos por professoras e auxiliares de Educação Infantil às ações de cuidado e educação desenvolvidas com bebês e crianças pequenas em uma creche de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tanto, utilizamos a observação participante do contexto de trabalho e de entrevistas com seis professoras e uma auxiliar. Como aporte teórico, articulamos referências do campo da Educação Infantil e dos estudos do cuidado na perspectiva feminista. Os resultados mostram que os significados atribuídos pelas participantes revelam tensões entre a esfera pública e a doméstica, sendo forte a cisão entre cuidado e educação. Dentre os significados, destaca-se o reconhecimento das auxiliares como as únicas responsáveis pelo trabalho de cuidado corporal das crianças e a valorização da aprendizagem desse trabalho fora dos meios educacionais institucionais.

Palavras-chave: Cuidado e Educação; Creche; Professoras e Auxiliares da Educação Infantil.

 

Abstract

This article aims to analyze the meanings attributed by teachers and assistants in Early Childhood Education to the care and educational actions developed with babies and young children in a daycare center in Belo Horizonte, Minas Gerais. To this end, we employed participant observation of the work context and interviews with six teachers and one assistant. As a theoretical framework, we articulate references from the field of Early Childhood Education and studies of care from a feminist perspective. The results show that the meanings attributed by the participants reveal tensions between the public and domestic spheres, with a strong division between care and education. Among the meanings, the recognition of aides as the sole responsible for the physical care work of children stands out, as well as the valorization of learning this work outside institutional educational environments.

Keywords: Care and Education; Daycare Center; Teachers and Assistants in Early Childhood Education.

             

 

 

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Biografia do Autor

Rubia da Conceição Camilo, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: rubiaccamilo@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3064-0733.

Isabel de Oliveira e Silva, Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) na FaE/UFMG e no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Email: isabel.os@uol.com.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2223-4548.

 

Érica Dumont-Pena, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG

Graduada em Enfermagem, Mestra e Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG e no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Email: ericadumont@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1220-6041.

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Publicado

08/11/2024
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Como Citar

CAMILO, R. da C.; SILVA, I. de O. e; DUMONT-PENA, Érica. Significados das ações de cuidado e educação por professoras e auxiliares da creche: Meanings of care and education actions by daycare teachers and assistants. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8825. Acesso em: 26 dez. 2024.